CLDF realiza sessão solene na AgroBrasília

Publicado em 21 de maio de 2022

O deputado distrital Roosevelt Vilela realizou, nesta sexta-feira (20), sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), no auditório da AgroBrasília. Durante a sessão, alguns convidados receberam uma Moção de Louvor pelos relevantes serviços prestados na defesa, no fortalecimento e na divulgação do setor agropecuário do Distrito Federal.

O deputado Roosevelt Vilela ressaltou a importância da Feira para todo o setor agropecuário e disse ainda que os produtores rurais da região são muito competentes e que se a classe política não atrapalhar, ela já ajuda muito. “Os números mostram isso. Nós, a classe política, temos a obrigação de não atrapalhar e fazer com que vocês, pequenos, grandes e médios produtores, tenham condições reais para avançar”, afirmou.

O presidente do Sistema Fape/Senar-DF, Fernando Cezar Ribeiro, elogiou a iniciativa do deputado Roosevelt, de trazer a sessão solene da CLDF para a AgroBrasília, e afirmou que a regularização fundiária é uma dívida que o DF tem com os produtores rurais. “Foi muito importante essa iniciativa do nosso deputado, de trazer a sessão solene da CLDF para ouvir as demandas dos produtores rurais. Temos produtores pioneiros que vieram para o DF há mais de 50 anos transformar esse nosso Cerrado em solos férteis e eles têm um sonho, que é a regularização fundiária de suas terras. É uma dívida que o Distrito Federal tem com esses pioneiros. A insegurança jurídica no meio rural é muito grande”, destacou o presidente da FAPE-DF.

O presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, lembrou que todo o trabalho realizado para que a AgroBrasília pudesse acontecer é fruto da união dos produtores rurais e de suas famílias. Ele cobrou a regularização das terras rurais das autoridades presentes e ressaltou que ser produtor rural não é apenas um negócio, é uma vida, por isso, a importância dessas famílias terem o título de suas terras. “É importante dar solução a esse problema. Nós temos um arcabouço jurídico, a proposta de criação de um instituto de terras e vontade dos produtores de resolver isso. Eu acho que falta apenas uma vontade política”, destacou Brenner.

Estavam presentes na sessão, diversas autoridades, entre elas, o presidente da Organização das Cooperativas do Distrito Federal, Remy Gorga Neto; o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro; o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal; o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rafael Prudente; o secretário de Agricultura do DF, Cândido Teles; a deputada Federal Bia kicis; o senador Izalci Lucas e a superintendente do Sistema Fape/Senar-DF, Kelly Cristina Costa.

 

Ascom Fape-DF