Criadores de Dorper do Distrito Federal fazem bonito na ExpoLondrina 2023

Publicado em 18 de abril de 2023

 

Criadores do Distrito Federal fizeram bonito na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina) 2023, realizada entre os dias 6 e 16 de abril. A Feira, que esse ano completou 61 anos, é considerada uma das principais do país e rendeu importantes prêmios aos criadores do DF.

O Rancho Moriá, de propriedade do presidente do Sindicato dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Distrito Federal (Sincco-DF), Nivaldo Ribeiro da Silva, fez a Campeã Progênie de Pai, enquanto a Fazenda Boechat, de propriedade do vice-presidente do Sincco-DF, Marcos Boechat Lopes de Sousa, fez a Reservada Grande Campeã. Ambos animais são de ovinos da raça Dorper.

O presidente do Sincco-DF, Nivaldo Ribeiro, explicou que esse reconhecimento demonstra que os criadores do DF estão realizando um trabalho de melhoramento genético de qualidade, que possibilita competir com criadores que estão há muito mais tempo no mercado. “Esse trabalho mostra que estamos conseguindo buscar resultados no melhoramento genético aqui no Distrito Federal”, ressaltou.

Ele destacou ainda, que o Rancho Moriá também foi premiado com um Reservado Campeão da raça White Dorper e um quarto lugar na primeira categoria, com animais de 4 e 5 meses de idade. “Na categoria Progênie de Pai participam vários animais, de mães diferentes, mas com o mesmo pai, demonstrando que aquele reprodutor consegue produzir filhos com o mesmo padrão genético com mães diferentes. Isso demonstra a qualidade genética desse pai, em conseguir transferir os seus genes a seus filhos”, explicou Nivaldo.

O vice-presidente do Sincco-DF, Marcos Boechat, que trouxe para o DF o prêmio de Reservada Grande Campeã, ressaltou que esse tipo de premiação traz reconhecimento para os animais do DF e mostra que aqui produzimos genética de altíssima qualidade. Ele explicou ainda que a Fazenda Boechat também fez 2 campeões e 4 reservados campeões. “Isso mostra que estamos trabalhando no caminho certo e que a área da genética no DF está caminhando a passos largos em direção a uma ótima qualidade dentro da raça desses animais. Quando você ganha um prêmio de genética, mostra que seu trabalho está sendo bem feito, além de trazer uma valorização para o animal e para o nosso plantel como um todo”, explicou.

Mercado

O presidente do Sincco-DF, Nivaldo Ribeiro, explicou que existe um mercado em expansão para a carne de ovinos no Distrito Federal e que o Sindicato busca atender essa demanda interna, que ainda é maior do que a oferta. “Nós precisamos de mais animais para atender a demanda do DF. Hoje o Sincco tem em torno de 15 associados, mas o número de produtores do DF é um pouco maior que isso. Estamos realizando um trabalho para que essas pessoas possam fazer parte do Sindicato e terem um suporte para que juntos possamos ampliar a cadeia”, destacou.

Origem da raça Dorper e White Dorper

A Dorper é uma raça ovina de corte desenvolvida na África do Sul, nos anos 30, a partir de cruzamentos entre carneiros chifrudos da raça Dorset e ovelhas Blackheaded Persian (originada da Somalis). Foi desenvolvida para regiões semiáridas extensivas da África do Sul, sendo, numericamente, a segunda maior neste País. Esta raça encontra-se difundida em diversos países. A raça apresenta animais tanto de cabeça negra (Dorper) como de cabeça branca (White Dorper). É uma das mais férteis raças de ovinos sem chifres, com bom comprimento corporal e cobertura de pêlos e lã claros e curtos. Apresenta excepcional adaptabilidade, robustez e excelentes taxas de reprodução e crescimento, além de boa habilidade materna. (Fonte: Embrapa)

Ascom FAPE-DF