Encontro da Agroindústria debate desafios e oportunidades para o setor

Publicado em 08 de junho de 2022

Teve início, nesta quarta-feira (8), no auditório da Embrapa Cenargen, o 3° Encontro Distrital da Agroindústria. A ação, que vai até sexta-feira (10), é promovida pela Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O encontro abordará temas gerais relacionados às agroindústrias, como elaboração de plantas baixas, legislação previdenciária rural e atuação do Senar e do Sebrae junto às agroindústrias. Haverá palestras sobre Selo Arte, atuação da Emater-DF e sobre o mercado atual da charcutaria artesanal no DF, além de debates sobre a produção de bebidas, especialmente, a fabricação de cerveja e vinho.

Para o vice-presidente da FAPE-DF, Rogério Tokarski, esse tipo de iniciativa é muito importante para o fortalecimento da pequena propriedade rural e da agricultura familiar. Segundo ele, existe uma diversidade muito grande de produtos que podem ser industrializados. “Temos carne, lácteos, frutas e tantos outros. Olha a chance de crescimento para os pequenos produtores rurais e a agroindústria familiar”, afirmou.

Durante o evento, serão apresentados casos de sucesso de agroindústrias locais. Haverá ainda, no local, uma feirinha para a comercialização de produtos locais, todos com registro na Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (Dipova).

A superintendente do Sistema Fape/Senar-DF, Kelly Cristina Costa, também falou da importância da ação. Ela ressaltou que é fundamental identificar os gargalos da atividade e que esse encontro visa levar conhecimento e melhorias para as atividades da agroindústria do Distrito Federal. “Eu queria falar da satisfação que o nosso Sistema tem, de estar presente neste Encontro. Todos nós temos uma grande responsabilidade social na busca por melhorias para o setor da agricultura, pecuária e da agroindústria. Somos instituições que representam o produtor rural, e esse movimento é justamente para isso, mobilizar e ver em que sentido essas instituições podem colaborar para uma Brasília melhor, para um Brasil melhor”, afirmou.

Também estavam presentes, o secretário de Agricultura, Candido Teles; o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes; a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade; o superintendente federal de Agricultura do DF,  (SFA/DF), Ilton Ferreira Mendes; a chefe-geral da Embrapa Cenargen, Maria Cléria Valadares; a diretora técnica do Sebrae, Rose Rainha; o presidente do Sicoob Brasília, Antônio Mazurek, além de técnicos das instituições participantes, estudantes, empresários e produtores rurais.

Ascom FAPE-DF