Encontro debate o fortalecimento do setor avícola do DF

Publicado em 08 de agosto de 2022

 

Foi realizada nesta segunda-feira (8), no auditório da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), uma reunião para tratar sobre o futuro do setor avícola do Distrito Federal. O objetivo do encontro foi tratar da possibilidade de mais empresas integradoras se instalarem no DF. Atualmente, existe apenas uma empresa integradora no DF, que possui o monopólio do setor, deixando os avicultores à mercê dessa empresa e sem outras opções.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do DF, Fernando Cezar Ribeiro, afirmou que o segmento da avicultura no Distrito Federal é pujante e tem um investimento consolidado há anos. “A atual empresa integradora que atende os produtores da avicultura no DF detém o monopólio do setor, pois é a única que tem na região. Essa reunião veio colocar a possibilidade de buscar outras empresas integradoras para atender aos criadores de aves, dando a opção de o produtor poder escolher com qual ele quer trabalhar, diferentemente de hoje”, explicou o presidente da FAPE-DF.

O secretário de Agricultura, Candido Teles, participou da reunião e disse que a Seagri e o GDF irão ajudar os produtores nessa demanda tão importante para o setor. “O Governo do Distrito Federal tem todo o interesse nisso. Contem com a Secretaria de Agricultura e com a Emater para realizar esse trabalho. Nós precisamos achar uma solução”, afirmou.

A ação também contou com a participação de dirigentes da Emater e Ceasa, empresários, produtores rurais e representantes do setor avícola do DF.

Ascom FAPE-DF