Mulheres do campo aprendem receitas com frutos do Cerrado
Publicado em 30 de julho de 2022
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF) realizou, nesta sexta-feira (29), uma oficina, com mulheres do campo, sobre os frutos do Cerrado. A ação, que aconteceu durante o Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo, no Núcleo Rural Machado Morgeando, em Ceilândia (DF), teve o objetivo de mostrar como aproveitar os frutos do Cerrado para fins culinários em receitas para toda a família ou para comercializar e ganhar uma renda extra.
Segundo a instrutora do Senar-DF, Stephanie Ingridi Amaro Bezerra, que realizou a oficina, as participantes tiveram a oportunidade de aprender a usar o barú para fazer uma receita de molho pesto. “Foi realizado um treinamento de capacitação com foco na parte de agroindústria. A ideia foi trabalhar os frutos do Cerrado em receitas que podem ser utilizadas com vários frutos diferentes. A ideia é capacitar a mulher do campo para que ela possa desenvolver produtos para ser comercializado ou fazer o aproveitamento e o beneficiamento desses frutos e, nesse caso, nós utilizamos o baru para alimentação”, explicou.
A instrutora ressaltou ainda, que esse trabalho realizado pelo Senar-DF, de capacitação das mulheres, é muito importante e que deve ser ampliado. “Eu vejo a necessidade de ampliar esse trabalho. Muitas das mulheres que participaram não conheciam o baru, que é uma fruta local, uma fruta do Cerrado. É um projeto que está contribuindo para o desenvolvimento dessas famílias, levando conhecimento desses frutos que muitas pessoas nem sabem que podem ser consumidos”, completou Stephanie.
Ascom FAPE-DF