Parceria entre Senar-DF e BB leva capacitação às famílias do campo
Publicado em 11 de julho de 2022
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Banco do Brasil realizaram uma parceria para levar capacitação aos produtores rurais do Distrito Federal. O Circuito de Treinamento Agro leva diversos cursos para diferentes regiões do DF, com o objetivo de oferecer capacitação, gerar emprego e aumentar a renda das famílias do campo.
Nesta sexta-feira (8), foi realizado no Núcleo Rural de Tabatinga, o treinamento em piscicultura. Participaram, cerca de 20 alunos e os cursos têm duração de 8 horas.
Segundo o instrutor do Senar-DF, Ivan Nakandakare, durante o curso, o aluno aprende técnicas relacionadas à piscicultura e o que é preciso para começar a ter sucesso na atividade. “Os alunos aprendem questões relacionadas à qualidade da água, qualidade da ração, além dos manejos corretos para a criação de peixes. Nós também tratamos, no curso, a parte gerencial, onde nós falamos sobre receitas e despesas do negócio”, explicou.
Nakandakare disse ainda, que o produtor local necessita de mais incentivos, mas que a atividade é rentável e que o DF é um grande mercado consumidor. “Nós precisamos ainda de algumas melhorias. Já temos uma cooperativa que faz a comercialização, mas nós precisamos de outros incentivos, como por exemplo, colocar o peixe na mídia e ter um preço mais competitivo com o produto que vem de fora. Mas o produtor que quer começar a atividade no DF, tem uma oportunidade muito boa”, ressaltou.
O produtor rural, Haroldo Campos, optou pela piscicultura como uma fonte de renda extra em sua propriedade rural. Ele disse que começou sem nenhuma experiência e que a assistência técnica do Senar foi fundamental. “Já existiam alguns tanques escavados na minha propriedade e, por isso, resolvi optar pela piscicultura. Eu entrei praticamente sem experiências e foi onde eu procurei o Senar, que me ajudou a desenvolver a piscicultura de uma forma rentável. É muito importante a gente sempre buscar assistência técnica”, afirmou.
Agenda do Circuito de Treinamento Agro continua, no dia 15 de julho, com o curso de olericultura, em Sobradinho; no dia 22, com o curso de floricultura, em Ceilândia; no dia 29, com o curso de agroindústria, também em Ceilândia; e no dia 5 de agosto, com o curso de fruticultura, em Brazlândia.
Mais informações no (61) 9 9484-0630 / 3047-5406