Presidente da FAPE-DF participa de reunião do CPDR

Publicado em 14 de abril de 2022

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Fernando Cezar Ribeiro, participou nesta quarta-feira 13), da reunião do Conselho de Políticas de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (CPDR). Durante o encontro, que reuniu representantes, entre outras entidades, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Banco de Brasília (BRB), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Secretaria de Agricultura, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF), associações e cooperativas de produtores rurais, foram debatidas diversas pautas de interesse do setor agropecuário.

Durante a reunião, ficou definido, pelo Conselho, que a instalação de usinas de energias fotovoltaicas, dentro do Polo Agroindustrial do PAD-DF, com o objetivo único e exclusivo de geração de energia, não pode ser considerada como atividade essencial para o agronegócio. “Tendo em vista que tal empreendimento não faz parte do rol das atividades inerentes ao Polo e não está apta a aderir aos incentivos do PRÓ-DF. Além disso, poderia inibir a utilização dos poucos terrenos que existem no local para as agroindústrias, que são o foco do Polo Agroindustrial para o desenvolvimento do setor e para agregar valor aos produtos produzido no Distrito Federal”, afirmou o presidente da FAPE-DF, Fernando Cezar Ribeiro.

Sobre o conselho

O Conselho tem o objetivo de debater políticas públicas para levar mais competitividade e desenvolvimento econômico-social para o produtor rural, estimulando as atividades agrícolas, pecuárias, silvícolas, agroindustriais, aquícolas, extrativistas, ambientais e, ainda, o turismo rural, além de estimular um melhor aproveitamento na redução de desperdício de alimentos, como também, promover uma melhor qualidade de vida da população rural.