Presidente da FAPE participa de Fórum sobre febre aftosa

Publicado em 21 de maio de 2022

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri/DF), realizou nesta sexta-feira (20), na AgroBrasília, o 4º Fórum Distrital de Febre Aftosa e Doenças Vesiculares.

O evento, que ocorre anualmente, tem o objetivo de fortalecer a interação do serviço veterinário oficial com o setor produtivo agropecuário do DF e faz parte das exigências do Plano Estratégico do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa 2017-2026 (PNEFA), que visa tornar o Brasil livre de febre aftosa sem vacinação.

Nesta edição, o principal objetivo é promover debates e trazer engajamento para a mudança do status sanitário do DF que, a partir de novembro, deve se tornar zona livre de febre aftosa sem vacinação.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), que também é o presidente do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária do Distrito Federal (Fundepec-DF), Fernando Cezar Ribeiro, falou durante o evento sobre as atividades que o Fundepec está realizando para que o DF fique livre da aftosa sem vacinação. “Uma das condições necessárias, era que o Distrito Federal tivesse um fundo privado para que pudessemos, em caso de sinistro, indenizar os produtores e também fazer campanhas preventivas para o combate a doenças de notificações obrigatórias”, explicou..

Ele ressaltou ainda, que a FAPE-DF, foi uma das fundadoras do Fundepec e a ideia foi levar para o Fórum as ações que que já foram realizadas para criar e ampliar o Fundo em parceria com as instituições e associações que fazem parte do Fundepec.

Vinícios Eustáquio Barretos Campos, diretor de Sanidade Agropecuária e Fiscalização da Seagri-DF, disse que agora a maior responsabilidade da Defesa agropecuária é aumentar a vigilância no campo e o debate com os produtores rurais.

A 14ª edição da AgroBrasília vai até sábado dia 21.

Ascom FAPE-DF