Representantes da embaixada dos EUA e da CNA conhecem produção agropecuária do DF

Publicado em 05 de agosto de 2023

O vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Alexandre Cenci, e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-DF), Eduardo Schulter, acompanharam a Adida Agrícola da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Nicole Podesta, o estudante de agroeconomia, Gary Wynne, o assistente administrativo, Bruno Arruda, ambos também da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e a Assessora de Relações Internacionais da CNA, Elena Castellani, em uma visita à área rural do DF.

Eles tiveram a oportunidade de conhecer a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF) e duas propriedades rurais referências na criação de gado e de suínos, a Fazenda Entre Rios, referência em genética da raça Guzerá, e a Fazenda Miunça, única granja no país com certificação de Bem Estar Animal e Boas Práticas Agropecuárias (BPA). O objetivo do grupo era conhecer um pouco mais da agropecuária desenvolvida na região do Distrito Federal, além de trocar ideias e experiências com os agricultores e criadores locais.

COOPA-DF
Na COOPA-DF, o grupo foi recebido pelo presidente, José Guilherme Brenner, que falou um pouco sobre o trabalho realizado pela Cooperativa e pelos produtores associados. Trouxe dados da produção local e os diferenciais da região em produtividade, tecnologia e sustentabilidade. O grupo também teve a oportunidade de conhecer o parque industrial e o moinho de trigo onde é produzida a Farinha Buriti, considerada por pesquisadores da Embrapa uma das melhores do mundo para panificação, graças à qualidade do trigo produzido na região Centro-Oeste.

Guzerá da Capital
Após a visita à COOPA-DF o grupo foi conhecer a Fazenda Entre Rios. Além de grãos, a propriedade participa de vários programas de conservação do bioma Cerrado, com o plantio de árvores nativas e a recuperação de áreas degradadas. O grupo foi recebido pelos proprietários, José Brilhante Neto e Adriano Varela, que apresentaram o trabalho de mais de vinte anos desenvolvido na pecuária, no melhoramento genético da raça Guzerá, que já rendeu à Guzerá da Capital, marca do grupo, reconhecimento em todo Brasil como referência no desenvolvimento da raça.

Hartos Agropecuária Cenci
Por último, o grupo foi recebido pelo vice-presidente da FAPE-DF, Alexandre Cenci, em sua propriedade, onde tiveram a oportunidade de conhecer todo o trabalho desenvolvido pela Hartos Agropecuária Cenci, principalmente o setor da suinocultura, referência internacional. “Eu vejo esse tipo de ação de uma maneira extremamente positiva, porque nada melhor do que a gente poder fazer essa interação entre as pessoas no campo, na fazenda, junto à produção rural. A agricultura e a pecuária nessa região do PAD-DF (Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal) são muito importantes para o agronegócio local. Aqui promovemos a AgroBrasília, uma das principais feiras do agronegócio no Brasil. Foi um dia de muita interação, troca de vivências, de aproximação, de diálogos e de ideias que surgiram também. É importante poder mostrar o que a gente faz no dia a dia, mostrar a nossa história real de construção, tecnologias, sustentabilidade e das atividades que a gente desempenha aqui na região”, destacou Cenci.

O superintendente do SENAR-DF, Eduardo Schulter, destacou a importância da parceria entre Brasil e EUA como grandes parceiros comerciais, principalmente no agronegócio. “É sempre bom essa aproximação com os nossos parceiros comerciais, e os Estados Unidos é um grande parceiro, tanto na exportação quanto na importação de produtos agropecuários. É sempre importante estreitar esses laços para que novas parcerias possam ser formadas”, explicou.

Para a Adida Agrícola da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Nicole Podesta, as visitas foram importantes para conhecer a realidade local da produção agropecuária. “Eu estou em Brasília há dois anos e não conhecia ainda o poder do agro que tem aqui tão perto. Temos produtores rurais que são bem focados em sustentabilidade, em cuidar do meio ambiente e também dos funcionários. Gostei muito de conhecer mais sobre a produção de suínos, de gado, e também de grãos e como funciona o agro aqui no DF”, afirmou.

Segundo a assessora de Relações Internacionais da CNA, Elena Castellani, para a CNA é fundamental esse contato com os produtores e as federações, inclusive, segundo ela, para conhecer melhor as demandas, estipular as ações e poder trabalhar da melhor maneira possível essas parcerias. “Também é muito importante a gente trazer pessoas de fora para conhecer a realidade da nossa produção. Somos os maiores exportadores de alimentos do mundo e, mostrar nesses intercâmbios o que a gente tem de melhor em questão de tecnologia, produtividade e sustentabilidade, além de colocar a cara do nosso produto e trazer essa conexão entre a cidade e o campo, é fundamental para o desenvolvimento do setor agropecuário, não só de Brasília, mas de todo o Brasil”, ressaltou.

Luiz Carlos Cenci / Ascom SISTEMA FAPE/SENAR/SINDICATOS-DF