Sistema FAPE/SENAR-DF definem agenda de trabalho para 2023
Publicado em 07 de fevereiro de 2023
A diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-DF) e os presidentes dos sindicatos filiados reuniram-se nesta segunda-feira (06), para tratar das ações que serão realizadas pelas entidades durante o ano de 2023.
Foram tratados temas como Regularização Fundiária, Polos Agroindustriais, Fundo Para o Desenvolvimento da Pecuária do Distrito Federal (Fundepec), criação de um conselho jurídico na FAPE-DF junto à CNA para dar apoio ao sindicatos e aos produtores rurais, organização de missões para os produtores conhecerem feiras e exposições em outros estados e até mesmo missões internacionais, realização e participação de feiras e eventos como a Coffee Brasília, AgroBrasília, Eixão Agro, Expoabra, entre outros.
Capacitação
Durante a reunião, também foram debatidas a ampliação da capacitação dos produtores e trabalhadores rurais. Em 2023, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-DF) irá oferecer novos cursos de capacitação e ampliar o número de vagas.
Serão oferecidas oportunidades para a Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), Assistência Técnica e Gerencial ATeG, Rede e-Tec Brasil e programas especiais. O objetivo em 2023, com os cursos do SENAR, é capacitar por volta de 8 mil pessoas. São 65 cursos e 22 novas propostas, como o curso de Caseiro Rural, que já está sendo realizado em parceria com o Exército.
A Assistência Técnica e Gerencial ATeG tem o objetivo de realizar mais de 6 mil visitas em aproximadamente 510 propriedades no DF, além da implantação do ATeG Universitário.
Ascom FAPE-DF