Cooperação Internacional e Desenvolvimento Rural Sustentável serão temas do próximo Seminário Agro em Questão

Publicado em 11 de setembro de 2018

Amanhã (12), acontece na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) mais uma edição do seminário Agro em Questão, que irá debater os temas: Cooperação Internacional e Desenvolvimento Rural Sustentável.

O evento reunirá autoridades, especialistas e representantes de entidades como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações Unidas.

“A intenção é demonstrar a potenciais parceiros a experiência institucional e a capacidade gerencial do Sistema CNA na execução de projetos para  a melhoria das condições socioeconômicas do meio rural tanto no Brasil quanto no exterior”, disse o assessor técnico da Superintendência de Relações Internacionais da CNA, Thiago Masson.

O presidente da CNA, João Martins, fará a abertura do evento e o lançamento oficial do portfólio de cooperação internacional do Sistema.

A programação será dividida em três painéis: “Fundos internacionais, setor público e produtores rurais: parcerias para o desenvolvimento sustentável da agropecuária no Brasil”; “Os desafios das mudanças climáticas para a produção de alimentos: a cooperação entre agricultores brasileiros e organizações internacionais” e “Preservação ambiental e competividade agropecuária: parcerias entre produtores rurais e a sociedade civil organizada”.

A gerente de Agricultura do The Nature Conservancy, Giovana Baggio, será uma das participantes do último painel. Ela falará sobre o tema “Cooperação entre diversos atores para a Sustentabilidade Rural”.

Na opinião de Giovana, nenhum resultado de impacto será atingido no campo se os diversos elos do setor rural como produtores, universidades, poder público, empresas, terceiro setor, entidades financeiras e comunidades locais não forem incluídos no debate.

“O alcance dos resultados mais profundos, que visam unir a produção de alimentos, fibras e combustíveis com a conservação de recursos naturais, depende de amplo diálogo, ampla participação da sociedade e o entendimento claro das necessidades e dos pontos de vista de cada elo”, afirmou.

As inscrições para participação presencial já estão encerradas, mas amanhã, a partir das 9h terá transmissão online e ao vivo no site www.cnabrasil.org.br  Acompanhe!

Fonte: CNA, com adaptações