FAPE apresenta ao MAPA ações para implementação do Fundepec-DF

Publicado em 11 de maio de 2022

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, Fernando Cezar Ribeiro, juntamente com o vice-presidente, Alexandre Cenci, a superintendente do Sistema Fape/Senar-DF, Kelly Cristina Costa, e o Vice-presidente do Sindicato Rural do DF e representante da FAPE junto ao Grupo Gestor do DF e do CCGE Grupo IV, José Brilhante Neto, participaram nesta terça-feira (10), de uma reunião com representantes do Ministério da Agricultura (Mapa) para apresentar as ações que estão sendo realizadas para a constituição do Fundo Para o Desenvolvimento da Pecuária do Distrito Federal (Fundepec).

A reunião teve o objetivo de apresentar o andamento das ações para criação do fundo, que é obrigatório para que o Distrito Federal possa retirar a vacinação contra a febre aftosa e ser considerado um Estado livre da doença sem vacinação. “Nós apresentamos hoje a criação do fundo, do Regimento Interno e como serão as contribuições das entidades das várias cadeias produtivas como suínos, aves, gado de corte e leite. Nós estamos tentando mostrar a eles que o Distrito Federal está apto para atender a legislação que está em vigor. Estamos unindo esforços para fortalecer a pecuária e ter um DF livre de febre aftosa sem vacinação”, explicou o presidente da FAPE-DF, Fernando Cezar Ribeiro. 

Sobre o Fundepec

O Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária do Distrito Federal (Fundepec-DF) trata-se de um fundo privado, que tem o objetivo de apoiar e participar nas ações de defesa animal, atuando para a prevenção e a erradicação de doenças emergenciais de controle oficial.

O Fundepec-DF foi criado através de iniciativa de entidades do setor como a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin), Associação dos Avicultores do Planalto Central (Aviplac), Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP) e Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF).

Ascom FAPE-DF