Mercado do Peixe é apresentado à produtores

Publicado em 08 de dezembro de 2020

A Superintendência Federal de Agricultura do DF (SFA/DF) e a Coopindaia – Cooperativa Mista da Agricultura Familiar realizaram nesta segunda-feira (07), na Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), uma reunião para apresentar ao público presente, na maioria produtores, como será o funcionamento do Mercado do Peixe de Brasília e como os interessados podem participar e vender sua produção para a Cooperativa que está administrando o local.

O presidente da Coopindaia, Luciano Andrade, fez uma apresentação da Cooperativa e falou sobre o Mercado do Peixe e como ele deve atuar. Falou ainda quais as espécies que hoje são mais procuradas pelos consumidores e deu detalhes de como o produtor deve proceder para participar da iniciativa e vender sua produção para o Mercado do Peixe.

O Superintendente Federal de Agricultura do DF (SFA), Willian Barbosa, disse que o edital do chamamento público – vencido pela Coopindaia – prevê que a Cooperativa deve adquirir pelo menos 70% das produção de pescados de piscicultores do DF e da RIDE. Ele disse ainda que, além do registro da DIPOVA – Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal, da Secretaria de Agricultura, a Coopindaia também está buscando o registro do SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, para que os produtos do Mercado do Peixe possam ser comercializados em todo o território nacional.

Assistência técnica

Os produtores interessados em vender sua produção, ou que desejam ingressar na piscicultura podem receber assistência técnica tanto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), quanto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-DF).

“Hoje o SENAR trabalha oferecendo assistência técnica para 25 produtores na piscicultura. A assistência é gratuita pelo período de 24 meses e em contrapartida o produtor precisa receber o técnico por no mínimo 4 horas por mês. Estamos à disposição para atender o produtor rural em suas demandas”, explicou a superintendente do Sistema FAPE-DF/SENAR-DF, Kelly Cristina Costa.

Participaram, além do presidente da SISTEMA FAPE-DF/SENAR-DF, Fernando Cezar Ribeiro, o presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar Mista do Distrito Federal (Coopermista), Ivan Engler, a presidente do Sindicato dos Floricultores, Fruticultores e Horticultores do Distrito Federal (Sindifhort), Sandra Vitoriano, representantes da OCDF/SESCOOP-DF e do Sicoob Credibrasília, entre outros.

Ascom FAPE-DF