Redescobrindo Brasília através do Turismo Rural e Ecológico

Publicado em 29 de outubro de 2018

Sindicato RURALTUR lança em novembro, o Guia Turístico Rural e o Portal do Turismo Rural de Brasília

O Turismo Rural e Ecológico proporciona o contato direto com os recursos naturais do nosso Cerrado e com as delícias da vida no Campo, atualmente é uma das opções de lazer que mais cresce no Distrito Federal.

Para mostrar que o Turismo Rural e Ecológico é atrativo e tem muito a oferecer à população local e aos visitantes da Capital, o Sindicato do Turismo Rural e Ecológico do Distrito Federal (RURALTUR-DF) em parceria com o Sebrae-DF e apoio do Sistema FAPE/SENAR-DF, criou o Guia Turístico Rural de Brasília e o Portal do Turismo Rural. A cerimônia de lançamento será realizada no dia 28 de novembro, a partir das 16h, no Centro Tecnológico do Sebrae – Granja do Torto, e espera um público que representa o trade turístico de Brasília, algumas agências e operadoras, gestores públicos do setor turístico e rural, demais parceiros e a imprensa.

De acordo com o presidente do RURALTUR-DF, Prof. Fragmar Diniz, os empreendedores deste segmento consideram a iniciativa, uma ferramenta importante para a divulgação da oferta de produtos e serviços. “Mais de 100 estabelecimentos do turismo rural reuniram-se para elaborar este Guia e Portal, visando garantir à população uma consulta prática, rápida e objetiva de como chegar ao destino desejado, localização das propriedades, contatos, entre outras informações”.

Os guias online e impresso contêm um acervo de imagens de alta qualidade para mostrar o que existe de melhor no agroturismo de Brasília, dentre as opções: Andar a cavalo, passear de canoa, fazer trilha, ouvir o cantar dos pássaros, saborear a rica gastronomia goiana e mineira, conhecer a fauna e flora do Cerrado, usufruir da paz e ar puro do campo, descobrir a história e cultura do destino. “Esse contato com a natureza ajuda as pessoas a aliviarem o estresse do dia a dia e recarregarem suas energias. Além de terapêutico é um turismo de experiência, porque o turista vivencia o que existe nas propriedades”, destacou Diniz.

Considerado uma força econômica em expansão no DF, o Turismo Rural reúne lugares extremamente agradáveis e com estrutura completa. Segundo dados do RURALTUR-DF, há mais de três mil leitos, em pousadas e hotéis fazenda, com restaurantes rurais que oferecem culinária típica, pesque-pague, lagoas, piscinas, trilhas para caminhadas, moto ou bike, dentro de um raio de 30 a 150 km de Brasília. Além disso, o setor emprega mais de dois mil funcionários, entre fixos e temporários e os empreendimentos oferecem mais de seis mil assentos em área coberta para múltiplas funções, inclusive com auditórios para atender o Turismo Corporativo, muito procurado na região.

Sobre o Turismo Rural

No Distrito Federal e Entorno existem cerca de 150 propriedades rurais que oferecem diversas modalidades de turismo: Turismo Religioso, Turismo Esotérico, Ecoturismo, Turismo de Eventos, Turismo Pedagógico, Turismo Corporativo, Turismo de Aventura e Turismo Social.

O presidente do Sindicato RURALTUR, explica que estas modalidades surgiram como um complemento à atividade agrícola e pecuária, mas algumas propriedades cresceram tanto no turismo, que acabaram utilizando o espaço rural principalmente para essa finalidade. “O que comprova que as raízes no campo estão dentro da alma de boa parte da população candanga”, disse.

O Turismo Rural e Ecológico está inserido nas propostas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a Preservação do Meio Ambiente; Sustentabilidade; a produção agropecuária e ao resgate dos valores históricos e do patrimônio cultural da comunidade.

Serviço: Lançamento do Guia Turístico Rural e do Portal do Turismo Rural de Brasília

Data: 28 de novembro de 2018

Local: Centro Tecnológico do Sebrae – Granja do Torto

Horário: A partir das 16h.

Realização: RURALTUR DF

Mais informações: (61) 3242-9600 – ramal 128

Fonte: Ascom FAPE-DF com informações do RuralTur-DF