DFSuin promoveu Missão Técnica para Mato Grosso

Publicado em 29 de agosto de 2016

Produtores e Frigoríficos associados conheceram em MT abatedouros com tecnologia avançada e granjas com biodigestores

03

Entre os dias 29 de junho e 02 de julho, suinocultores e proprietários de frigoríficos do DF, estiveram em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Tapurah, com a finalidade de conhecer a estrutura de grandes frigoríficos como Nutribras e Brasil Foods no MT, e também, granjas com tecnologia de biodigestores. A Missão Técnica foi organizada pela Associação de criadores de suínos do Distrito Federal (DFSuin) e contou com o apoio do Sebrae-DF.

Em Sorriso (MT), o grupo visitou o frigorífico Nutribras, a unidade tem capacidade para abater e processar três mil suínos por dia, com tecnologia de última geração e constante qualificação de funcionários. Lá, conheceram ainda, a granja de suínos da Fazenda Lucion, referência na região pela utilização avançada de tecnologias sustentáveis na produção de suínos, que abastecem as unidades do Nutribras. No município de Lucas do Rio Verde (MT), onde a Agrossociedade é característica marcante da região, foi visitada uma das unidades da BRF, que abate diariamente cinco mil suínos. Por fim, no último dia de missão, todos partiram para Tapurah (MT), há 20km da cidade, encontraram a granja Seis Amigos, propriedade conhecida por aproveitar os dejetos da suinocultura para gerar energia e produzir gado. A tarde, todos foram recebidos pela Prefeitura de Tapurah e a noite participaram da abertura do evento agropecuário “Festa do Peão”, onde encontraram parceiros como a Acrismat e prestigiaram a exposição de uma vitrine da carne suína.

Para a analista do Sebrae-DF, Patrícia Batista, a missão foi extremamente bem aproveitada, com participação efetiva de todos os produtores. “Percebemos que a inovação inicia desde os proprietários e vai até os colaboradores. Acredito que foi um ganho para os produtores do DF, poderem ver a produção de suínos e o processo de industrialização de um estado tão promissor na agropecuária, como o Mato Grosso”, destacou.

“Foi um grande aprendizado para o setor, haja vista, que as empresas visitadas trabalham com tecnologia de ponta, tanto na parte de criação de suínos como na parte de abate e industrialização das carnes”, disse o presidente da DFSuin e proprietário do Frigorífico Sabugy, Ivo Jacó de Souza. “Achei excelente a proposta da missão e parabenizo a DFSuin pela organização do roteiro, planejado cuidadosamente de forma que beneficiou tanto os produtores quanto os frigoríficos”, frisou o suinocultor e vice-presidente do Sindisuínos, Rodrigo Batista.

 

Fonte: Informativo 1º Semestre, SUINOTICIAS.