Curso Modular capacita colaboradores de três granjas associadas

Publicado em 29 de agosto de 2016

04

Pensando na mão de obra diretamente envolvida nas granjas de suínos do Distrito Federal, a DFSuin/Sindisuínos em parceria com o SENAR-DF e ABCS, promoveram no primeiro semestre a capacitação técnica para 14 colaboradores das propriedades: Principado, Pitombas e Sinhá Cristina. Dividido em seis módulos, (Toda Granja, Reprodução, Maternidade, Creche, Recria/Terminação e Fábrica de Ração), os cursos buscou atender todos os produtores associados, conforme suas demandas, e a mobilização foi feita no início do ano, pela equipe executiva da DFSuin.

De acordo com o instrutor do SENAR, o zootecnista Ivan Nakankadare, de abril a junho foram ministrados os módulos, Toda Granja e Maternidade, o primeiro abordou os cuidados e hábitos de higiene dos funcionários, biosseguridade, controle de pragas, manejo de composteira e limpeza de equipamentos e instalações. No segundo foi tratado aspectos relacionados a maternidade, como, manejo correto da leitegada, cuidados com a matriz, ferramentas de controle e padronização. Para concluir a demanda das três propriedades, estão previstos a partir de julho, os módulos Creche e finaliza com a Reprodução. “Até então, todos os participantes estão correspondendo muito bem as aulas teóricas e quando finalizar as etapas que estão faltando, o conhecimento será aplicado através de aulas práticas, com visitas do instrutor nas unidades que compõem o grupo”, afirmou o zootecnista. “Nossos colaboradores estão muito entusiasmados com o treinamento, sempre interessados em aprender e assíduos. No dia a dia, no manejo da maternidade, por exemplo, eles comentaram que o curso o que o curso os ensinaram, eles já estão começando a aplicar na prática o conhecimento adquirido, melhorando o desempenho de suas funções”, comentou o gerente da granja Sinhá Cristina, Edison Magalhães.

Em julho foi dado o início do treinamento dos módulos Maternidade, Reprodução e Creche na granja Dois Irmãos, localizada no Núcleo Rural Rajadinha em Planaltina.

 

Fonte: Informativo 1º Semestre, SUINOTICIAS.