DFSuin realizou encontro para apresentação dos resultados do Censo da Suinocultura

Publicado em 29 de agosto de 2016

02

 

No dia 17 de maio, diretores da DFSuin/Sindisuínos, estudantes da UnB e instituições parceiras, se encontraram na sede da Federação da Agricultura e Pecuária (FAPE-DF), para apresentação do relatório conclusivo da UnB, com dados do Censo da Suinocultura. A execução do projeto aconteceu no segundo semestre de 2015, com visitas in loco realizadas por estudantes do curso de Gestão do Agronegócio – UnB, acompanhados por um consultor do Sebrae.

De acordo com o coordenador do projeto, professor da FAV-UnB, Marlon Brisola, o objetivo do estudo foi diagnosticar de forma bem sucinta, aspectos técnicos e socioeconômicos da produção e da comercialização dos produtores de suínos e de suas propriedades no Distrito Federal. “Com base neste diagnóstico será possível identificar a necessidade de ações emergenciais que criem alternativas de sustentabilidade econômica aos produtores e suas atividades, já que as circunstâncias de sua produção não estão condicionadas apenas a razões mercadológicas, mas também a aspectos socioculturais, ambientais e, sobretudo, de gestão”, explicou. “Por fim, o levantamento permitiu gerar indagações de interesse aos formuladores de políticas públicas, bem como às próprias representações setoriais correlacionadas, no sentido de alcançarem a minimização dos problemas e alcançar maior produção local de suínos, com qualidade técnica e sustentabilidade econômica e ambiental”, concluiu Brisola. “O resultado da pesquisa identificou mais de 350 novos produtores de suínos, agora pretendemos fazer uma maior aproximação com os mesmos, visando apoiá-los no que se refere a uma produção dentro dos padrões aceitáveis de bem-estar animal, respeito ao meio ambiente e acompanhamento da distribuição no mercado”, declarou o presidente da DFSuin, Ivo Jacó.

O Projeto Censo da Suinocultura foi realizado pela Associação e Sindicato de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin & Sindisuínos), com apoio da Universidade de Brasília (UnB), Sebrae-DF, Superintendência Federal de Agricultura no Distrito Federal (SFA-DF/MAPA), Defesa Sanitária Seagri-DF, EMATER-DF, FAPE-DF, SENAR-DF e IBRAM.

 

Fonte: Informativo 1º Semestre, SUINOTICIAS.