Treinamento de BEA capacita profissionais da suinocultura e frigoríficos

Publicado em 06 de outubro de 2016

Colaboradores de Granjas e Frigoríficos do Distrito Federal participaram do Treinamento da “Série de Cartilhas Bem-Estar Animal na Produção de Suínos”, lançadas em março deste ano pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). A capacitação foi promovida pela Associação de Criadores de Suínos e Sindicato dos Suinocultores do Distrito Federal (DFSuin/Sindisuínos), com o apoio da ABCS. Os Módulos I (Produção) e II (Transporte) aconteceram nos dias 29 de julho e 26 de agosto, no auditório da Coopa-DF (PAD-DF).

A ação capacitou nos três módulos mais de 100 profissionais, entre gerentes de granjas, motoristas, pessoal do setor de terminação, frigoríficos e fiscais da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal – DIPOVA (Seagri-DF).

Na primeira etapa do treinamento, denominada Módulo I – Toda Granja, os colaboradores aprendem sobre os parâmetros de alojamento e manejo nas granjas que permitem promover o bem-estar dos suínos durante todas as fases do processo de criação.

kjdkjd

No módulo II, o curso contou com ampla participação dos profissionais da região, que interagiram com a consultora, Charli Ludke e fiscais da DIPOVA, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências. Dentre os assuntos, foram debatidas questões estruturais e de manejo para melhores condições de bem-estar animal na fase de desembarque e transporte de suínos. O treinamento contou ainda com uma dinâmica de grupo em que os profissionais da suinocultura se colocaram no lugar da fiscalização e vice-versa. Ao final, todos os grupos apresentaram suas propostas de melhoria para colorarem em prática nos setores de embarque e transporte de animais.

Na última sexta, dia 16, proprietários e colaboradores dos frigoríficos, Buritis, Sabugy, Suinoaves, Suinobom e Bonasa, participaram do Módulo de encerramento do treinamento, etapa III (Frigorífico). Na oportunidade, profissionais do setor de recepção, abate e fiscalização receberam informações sobre as instalações, equipamentos e cuidados no desembarque; manejo de desembarque e condução dos animais no frigorífico; além dos cuidados na linha de abate, qualidade da carcaça e da carne suína.

Fonte: DFSuin