Iniciativa da Emater-DF evita perda de água na produção

Publicado em 27 de março de 2019

Pivô central na região do PAD-DF. (Foto: Luiz Carlos Cenci)

Além de produzir alimentos, a área rural é uma grande defensora dos recursos hídricos. No Distrito Federal, graças ao cuidado dos agricultores e ao esforço da Emater-DF, os mananciais e reservatórios que abastecem a cidade e o campo têm tido sua capacidade preservada.

Iniciativas como a do gerente do escritório da Emater no núcleo rural PAD-DF, Marconi Borges, que incentivou a adoção de sistemas de irrigação compartilhada na região dos rios Jardim, São Gonçalo, Lamarão e Extrema, dentre outros, foram reconhecidas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), que entregou ao extensionista o troféu Guardião da Água.

Segundo Marconi, o crescimento desordenado da área irrigada com pivôs ultrapassou a capacidade dos recursos hídricos das comunidades rurais do PAD-DF, Rio Preto, Jardim, Tabatinga, dentre outras — todas localizadas entre as regiões administrativas de Planaltina e Paranoá, onde há grandes produções de grãos, hortaliças, frutas e produção animal.

Marconi Borges durante evento da Adasa. (Foto: Divulgação/Emater-DF)

“Na unidade do ribeirão Extrema, por exemplo, 28 pivôs irrigavam uma área de 1,3 mil hectares. No rio Jardim, eram 72 pivôs para 4,6 mil hectares”, lembra Marconi. Após reunir os produtores e apresentar os dados de vazão, explicando os riscos de prejuízo para a produção e o meio ambiente, a Emater-DF organizou um planejamento racional do plantio por meio da alocação negociada da água. Os produtores foram divididos em grupos e foi montado um calendário de irrigação para cada grupo.

“Graças a essa iniciativa, conseguimos evitar a perda de 3,7 mil hectares de culturas que seriam comprometidas pela falta de água. O prejuízo poderia alcançar R$ 12 milhões”, comemora o extensionista da Emater-DF. A gestão compartilhada do recurso foi adotada por pouco mais de 50 produtores rurais da região.

Além da gestão compartilhada, a Emater-DF participa de programas como o Produtor de Água — que já está consolidado na região do rio Pipiripau, em Planaltina, foi lançado também na bacia do rio Descoberto — e tem, dentre seus programas prioritários, o Uso Eficiente da Água na Irrigação, que pretende levar aos agricultores técnicas e tecnologias de utilização mais econômica desse importante recurso.

Texto: Rinaldo Costa/Assessoria de Comunicação Social – Emater-DF