Brasília recebeu o 1º Encontro de Associações de Irrigantes do Brasil

Publicado em 10 de dezembro de 2018

Foi realizado, na última quinta-feira, dia 6 de dezembro, o 1º Encontro de Associações de Irrigantes do Brasil. O encontro aconteceu em Brasília e reuniu as principais entidades do segmento no país, para discutir um documento com o posicionamento do setor para o próximo governo.

“Nos últimos anos, a irrigação ficou um pouco esquecida por parte do governo, sem políticas de apoio ou incentivo, então o objetivo desse encontro é apresentar ao novo governo quais as principais demandas do setor”, disse a presidente da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), Ana Valentini, que coordenou a reunião.

Um dos pontos do documento trata do desenvolvimento de infraestrutura básica, principalmente de fornecimento de energia. Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gustavo Goretti, a agricultura irrigada depende da disponibilidade, da qualidade e do custo da energia.

“A energia é um elemento vital para o desenvolvimento da agricultura irrigada. É preciso estabelecer um planejamento estratégico bem estruturado, que projete o crescimento das demandas enérgicas nos diferentes setores da economia e nas diferentes regiões do país”.

Outra proposta da carta que será entregue ao governo é transferir do Ministério da Integração Nacional para o Ministério da Agricultura a responsabilidade de conduzir a Política Nacional de Irrigação.

“Há um consenso geral de que isso precisa mudar. A irrigação faz parte da agricultura, do pequeno, médio e grande produtor, então elas precisam caminhar juntas”, afirmou o secretário executivo da Associação dos Produtores de Feijão e Irrigantes de Mato Grosso, Afrânio Migliari.

Fonte: www.cnabrasil.org.br