Chuva do final de semana alivia pressão sobre produtores

Publicado em 28 de janeiro de 2019

Foto: Eduardo Hanazaki MAPA

Alguns produtores rurais do Distrito Federal e de regiões do Entorno começaram a semana um pouco mais aliviados. A chuva que ocorreu no final de semana deu um alívio para as lavouras que estavam sofrendo com as altas temperaturas e com a seca que, em algumas regiões, chegou há quase 30 dias sem chuvas, segundo relatos de alguns produtores.

Segundo o engenheiro agrônomo, Cláudio Malinski, do departamento técnico da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF), mesmo com a chuva do final de semana, a estimativa é de uma quebra da atual safra de cerca de 15%. “Nós estávamos caminhando para um situação de quase calamidade. Essa chuva veio para amenizar o problema. Mesmo assim, acreditamos que a quebra nas lavouras será de 15% em média, com alguns produtores que me relataram prejuízos maiores”, destacou Malinski.

Ele também ressaltou que é necessário aguardar alguns dias para se ter a real noção de como essa chuva irá ajudar na recuperação das lavouras e também para se ter uma ideia de como o clima irá se comportar nos próximos dias.

O produtor rural e presidente do Sindicato Rural do Distrito Federal, Geovani Müller, afirmou que em algumas áreas plantadas em sua propriedade, a quebra irá facilmente ultrapassar os 50%. “Essa chuva com certeza vai ajudar, mas para mim chegou um pouco tarde. Nós ficamos cerca de 30 dias sem chuvas em algumas áreas. Eu tenho uma área cultivada que vai passar dos 50% de perda, morreu tudo. Se a previsão de chuvas, que é só para o próximo final de semana se confirmar, eu acho que as perdas ainda devem se acentuar”, ressaltou Müller.

Texto: Luiz Carlos Cenci / Ascom SRDF