Colheita do trigo irrigado está praticamente finalizada

Publicado em 27 de setembro de 2018

Foto: Luiz Carlos Cenci

Produtores do Distrito Federal e região do Entorno estão com a colheita do trigo irrigado praticamente finalizada. Esse ano, sob a área de supervisão da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF), foram cultivados cerca de quatro mil hectares (ha) de trigo e a expectativa é que a produtividade fique em torno de 5,6 mil kg/ha, com algumas propriedadeS produzindo até 8,4 mil kg/ha.

Segundo o agrônomo do Departamento Técnico da COOPA-DF, Claudio Malinski, a produtividade está sendo menor do que os índices alcançados na safra passada. “A produtividade não está tão alta como no ano passado em função do clima que não foi tão favorável. Esse ano fez menos frio e as chuvas que ocorreram no mês de agosto, também contribuíram para criar um ambiente que acelerou o ciclo do trigo, diminuindo a produtividade. Mas mesmo com um clima não muito favorável, alguns produtores mostraram que, com o uso de tecnologia e manejo adequado, é possível alcançar produtividades acima de 8 mil kg/ha com segurança”, explicou Malinski.

Ele destacou que em geral, o trigo que está sendo colhido é muito bom e que a farinha oriunda dele será de boa qualidade, atendendo a exigência da indústria. “O trigo está com um PH bom e mostrando bons resultados em termos de qualidade”, afirmou Malinski.

O trigo no sistema de produção

Uma grande vantagem da introdução do plantio do trigo nas lavouras da região é que ele também é uma excelente cultura para a melhoria do sistema de produção como um todo, pois deixa uma boa palhada, ajuda no controle de nematóides, tem bom enraizamento e matéria orgânica, e facilita a infiltração da água no solo. “Os benefícios que o trigo traz para o sistema de produção são incontestáveis, e só isso já seria uma boa vantagem, além de gerar um bom resultado financeiro. Outra vantagem é que o trigo tem um ciclo curto da semeadura a colheita e baixo custo de produção”, afirmou Malinski.

 

Texto: Luiz Carlos Cenci / AscomSRDF / cencicomunicacao@gmail.com / (61) 98463-3305