Dia de Campo ressalta os benefícios da produção de leite no Sistema ILPF

Publicado em 17 de maio de 2019

Foto: Luiz Carlos Cenci

“Nós, produtores rurais, técnicos agrícolas e pecuários, agrônomos, veterinários, zootecnistas, enfim, todos os profissionais do campo e do agronegócio, somos responsáveis pela saúde humana. Nós somos responsáveis pela qualidade da carne e do leite que alimentam a população. É fundamental termos essa consciência de produção”. O alerta é do consultor florestal Pedro Francio Filho, em sua palestra sobre Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, no Dia de Campo “Produção de Leite no Sistema ILPF”, promovido pela Embrapa, Coopa-DF e Ministério da Agricultura, Pecuária e Planejamento, dia 17 de maio, durante a AgroBrasília 2019.

Com 17 anos de experiência em 342 fazendas de 12 estados brasileiros, Paraguai e Argentina, o consultor assegura que o sistema agrosilvopastoril propicia maior qualidade na produção e, consequentemente, na saúde vegetal e animal. “Isso vai se refletir no que estamos ingerindo no nosso prato no dia a dia”, diz.

Além disso, o Sistema ILPF é altamente produtivo para o pecuarista. “Na integração, você tem alternativas de renda de curto prazo com agricultura, de médio e longo prazo com a pastagem e a floresta”, destaca o pesquisador. E mais. “Dentro desse manejo, você tem vários benefícios biológicos, químicos e físicos do solo, que é a nossa base, fundamental para se produzir qualquer coisa. Tudo o que colocamos no solo vai se refletir na saúde humana”, conclui.

No final da palestra, Pedro Francio apresentou o exemplo de Janir Gomes, um pequeno produtor do sudoeste do Paraná assistido por ele, que registrou aumento de 30% na produção de leite com a introdução do sistema agrosilvopastoril e uma lucratividade de R$ 27 mil por hectare em 12 anos, só com o plantio de eucalipto. “O sistema ILPF pode ser implementado em qualquer propriedade, seja pequena, média ou grande. Os benefícios proporcionados, como a restauração de solos degradados, uma alta produtividade pecuária, agrícola e florestal, fazem com que você tenha uma segurança nas futuras gerações que queiram continuar na propriedade, exercendo a função de produtor rural”, finaliza o palestrante.

O Dia de Campo contou com outras três estações. “Produtividade e conforto térmico de bovinos leiteiros em sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)”, tema abordado pela pesquisadora da Embrapa Cerrados, Isabel Cristina Ferreira. O pesquisador da Embrapa Cerrados, Carlos Frederico Martins, e o proprietário da Fazenda Asa Branca, Eduardo Oliveira, falaram sobre os ”Benefícios do Leite A2A2 para a saúde humana e agregação de renda”. Já a “Produção de Leite Orgânico de ILPF” foi abordada por Luiz Carlos Britto Ferreira, da SEAGRI/DF.

Texto: Ascom AgroBrasília