SRDF agora tem departamento de aquicultura

Publicado em 17 de julho de 2018

Cerca de 50 pessoas participaram da palestra: “Formação de uma Cooperativa, funcionamento e legislação”, oferecida pelo SRDF

O Sindicato Rural do Distrito Federal (SRDF) traz uma novidade para você produtor. Através de uma parceria com a Associação dos Aquicultores e Pescadores Artesanais do Distrito Federal e Entorno (HAJAPEIXE-DF/RIDE), o SRDF está oferecendo para o seu associado, serviços de consultoria em piscicultura, através do seu recém-criado Departamento de Aquicultura.

A HAJAPEIXE foi constituída em 2011, com o objetivo de organizar a cadeia produtiva de pescados na região do DF e Entorno, e essa união tem o objetivo de impulsionar o crescimento vertical da cadeia produtiva de pescados, uma vez que, 80% do pescado consumido aqui é oriundo de outras regiões do país, e em alguns casos, até de fora do Brasil.

A Assessoria técnica em aquicultura é oferecida para quem quer entrar no ramo ou já trabalha com a criação de peixes. Além da multiplicação e inserção de novas tecnologias para o setor, no Departamento de Aquicultura do SRDF, o produtor poderá tirar dúvidas sobre a cadeia produtiva, realizar simulações de custos, projetos, entre outros. Tudo isso para que ele possa aumentar a produtividade e a rentabilidade de sua propriedade rural.

Hoje, um dos maiores problemas na área da criação de peixes, é a falta de mão-de-obra qualificada de conhecimento técnico por parte da grande maioria dos produtores, e o SRDF, por meio da HAJAPEIXE, veio suprir essa necessidade, agregando maior profissionalismo à produção, com conhecimento técnico e aplicação de novas tecnologias.

Palestra sobre cooperativismo é oferecida a produtores

Cerca de 50 pessoas participaram, no dia 12 de julho, da palestra: “Formação de uma Cooperativa, funcionamento e legislação”, oferecida pelo SRDF, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Organização das Cooperativas do Distrito Federal (Sistema OCDF/Sescoop-DF), Federação da Agricultura e Pecuária do DF e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-DF). O objetivo é mostrar as vantagens do cooperativismo para a produção e a comercialização de produtos provenientes da aquicultura.

Foram apresentados detalhes do que é uma cooperativa, formas de participação, constituição, legislação e ato cooperativo. Também foram apresentados, aos presentes, os 7 princípios do cooperativismo e a importância deles como norteadores de qualquer cooperativa, entre outros assuntos.

Segundo o presidente do SRDF, Geovani Muller, as cooperativas são muito importantes, pois auxiliam o produtor na comercialização de seus produtos. “Eu acho que nós, como produtores, temos que usar a cooperativa, inclusive para diluir os custos que nós teríamos e que seria difícil arcar individualmente. Eu vou passar a ser essencialmente produtor e deixar a parte da comercialização para a cooperativa”, afirmou.

Ele também ressaltou que as cooperativas ajudam no crescimento dos produtores, além de serem balizadoras de preços de diversos produtos do mercado. “As nossas cooperativas de grãos, por exemplo, tem sido no DF balizadoras de preço. Mesmo que o produtor não seja cooperado, ele é beneficiado pelas cooperativas. Ele liga na cooperativa para saber os preços dos produtos como soja e milho, e daqui a alguns dias, para saber até o preço da tilápia. A partir de instalada a cooperativa, os produtores poderão ter um preço um pouco melhor, porque ao invés de ter dez produtores individuais concorrendo um com o outro, vão estar juntos na cooperativa e impondo o preço, elevando os ganhos dos produtores. Eu espero que seja isso que aconteça”, afirmou o presidente do SRDF, Geovani Muller, que completou dizendo que: “nós recebemos o Departamento de Aquicultura no Sindicato com muito prazer. Eu sou um grande admirador do cooperativismo”.

Para Everaldo Firmino, superintendente do SENAR-DF, as cooperativas se sobressaem, principalmente, sobre as questões que envolvem associações de pessoas e que o SENAR-DF já atua na cadeia da piscicultura dentro da formação profissional, com treinamentos voltados para os produtores e trabalhadores. “Nós também atuamos com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), voltada para a área gerencial das propriedades rurais”, explicou.

Firmino também ressaltou que a cadeia da piscicultura hoje, cerca de 25 produtores já recebem a visita de técnicos de campo do SENAR-DF que orientam os produtores. “É muito bom para as instituições ver esses processos organizacionais se iniciarem com entidades parceiras como o próprio SRDF que já possui um departamento de piscicultura. O SENAR-DF está a disposição para formação capacitação e treinamento dos produtores”, afirmou

O presidente do Sistema OCDF/Sescoope-DF Reny Gorga, representante do, é muito importante ver o nascimento de uma cooperativa dentro de uma estrutura de conhecimento. Segundo ele, isso é um grande passo para que a cooperativa tenha sucesso. “Conhecer e saber como funciona uma cooperativa é fundamental e eu acho que vocês estão começando da forma correta. Vamos dar todo o suporte e apoio para que a cooperativa cresça de forma correta e obedecendo toda a conformidade legal para que seus associados desenvolvam suas atividades”, afirmou Reny.

Para mais informações sobre o SRDF e o Departamento de Aquicultura:
– Telefones: 3242-9600/ 9128-1330 (Claro) / 9229-7116 (Claro)
– E-mail: sindicatoruraldf@gmail.com
– Site: http://www.fapedf.org.br/srdf/
– Facebook: https://www.facebook.com/sindicatoruraldodf

Texto e Foto: Luiz Carlos Cenci / Ascom SRDF / (61) 98463-3305