Representando o Sistema FAPE-DF/SENAR/Sindicatos, o 2º vice-presidente da FAPE-DF, Alexandre Cenci, o presidente do Sindicato Rural do DF, José Brilhante Neto, o superintendente do Senar-DF, Eduardo Schulter, e a analista supervisora do Senar-DF, Joana Vieira, participaram de uma reunião no campus de Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB). O encontro contou com a presença do diretor-geral do campus, Nilton Cometti, além de representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Maqcampo/John Deere. O objetivo da reunião foi estabelecer uma cooperação voltada para o desenvolvimento da mecanização agrícola, agricultura de precisão e inovação no campo. O acordo prevê a capacitação de novos operadores de máquinas agrícolas, além da qualificação de instrutores do Senar-DF, alunos e membros da comunidade no uso de máquinas e implementos agrícolas.
O 2º vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do DF, Alexandre Cenci, destacou a importância da capacitação e treinamento no setor agropecuário para promover oportunidades no setor. “Realizamos essa visita com o objetivo de conhecer as instalações do IFB para que possamos avançar na capacitação e treinamentos em diversas categorias e modalidades nas áreas de tecnologia, inteligência artificial, máquinas e equipamentos agrícolas. Acreditamos que conseguiremos avançar, conectar e integrar essas empresas e instituições parceiras para promover a capacitação e o treinamento no agro, gerando novas oportunidades”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural do Distrito Federal (SRDF), José Brilhante Neto, disse que as expectativas para a evolução desse acordo são muito boas. Segundo ele, existe uma demanda muito grande por mão de obra qualificada. “Uma parceria que com certeza dará bons frutos na formação das pessoas. É uma grande demanda que temos no campo e, para o sindicato e o Sistema como um todo, será muito positivo”, ressaltou.
O diretor-geral do campus de Planaltina do IFB, Nilton Nélio Cometti, destacou a eficiência das máquinas agrícolas que estão cada dia mais modernas e a importância de capacitar os jovens para essa nova agricultura 4.0. “Estamos hoje com várias entidades, como Coopa-DF, Sindicato, Senar-DF e Mac Campo, em busca de parcerias para fortalecer o projeto de agricultura de precisão e agricultura 4.0, onde o fundamental é a formação humana. Estamos carecendo de pessoas qualificadas para atuarem com essas máquinas aqui na região”, enfatizou.
Na próxima quarta-feira, dia 19, será realizada uma visita às instalações da Mac Campo John Deere para conhecer como é realizada a capacitação pela empresa, que será uma das parceiras nesse projeto.