O Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS, o Sindicato Rural (SRDF), a Associação dos Produtores Rurais do Rio Preto (APRORP), a Cooperativa Agrícola do Rio Preto (COARP) e a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF), realizaram nesta quinta-feira (21), no salão da APRORP, no Núcleo Rural Rio Preto em Planaltina-DF, o evento Safra de Informações.
Com o tema “Oportunidades e Desafios para 2025”, o evento contou com a participação do assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, que falou sobre “Campo Futuro: levantamento de custos de produção para culturas do milho, soja, trigo, feijão e sorgo na região do DF, e também com a presença do analista de mercado sênior em Agribusiness da Safra & Mercado, Paulo Molinari, que falou sobre “Mercado de grãos: custos e oportunidades”.
O presidente do Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS, Fernando Cezar Ribeiro, destacou a importância de realizar ações que levem informações de mercado ao produtor, para que ele possa tomar as melhores decisões na hora da compra dos insumos e na venda da safra. “Hoje nós sabemos da importância da informação para o produtor rural tomar as suas decisões. São essas atividades que fazem com que o produtor fique bem informado”, ressaltou.
O primeiro vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Rogério Tokarski, lembrou que é importante que o produtor tenha informações da porteira para fora. “É importante a informação. Muitos produtores fazem um empenho dentro da safra, dentro da porteira, e nós precisamos realmente saber como está da porteira para fora”, explicou.
O segundo vice-presidente da FAPE-DF, Alexandre Cenci, disse que a iniciativa surgiu a partir da parceria entre FAPE-DF, Sindicato Rural do DF, Coopa-DF, APRORP e COARP, com o objetivo de reunir e levar informações aos produtores. “O Senar fez o levantamento do custo de produção em mais de 300 municípios no Brasil e foi feito também no Distrito Federal para as culturas de soja, milho, trigo, feijão e sorgo. Hoje, nós estamos aqui entregando o resultado desse trabalho”, afirmou.
O superintendente do SENAR-DF, Eduardo Schulter, ressaltou que essa é uma ação importante para que os produtores possam planejar a safra e terem melhores resultados na comercialização.
O evento contou com a presença de aproximadamente cem pessoas e foi uma troca de conhecimento e informações valiosas sobre mercado e custos de produção.