O Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS, em parceria com o Banco do Brasil, Senar, CNA e ICNA, promoveu nesta sexta-feira (28), na Chácara Cerrado Blue, no Núcleo Rural Rota do Cavalo em Sobradinho (DF), o Dia de Campo Circuito de Treinamento Agro.
A ação teve como tema a fruticultura e tratou de assuntos como: Fruticultura no DF; Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na propriedade rural; Cultura do Mirtilo; Sistemas de Irrigação; Legislação Previdenciária Rural e Linhas de Crédito do Banco do Brasil.
O superintendente do Senar-DF, Eduardo Schulter, lembrou que esse já é o terceiro ano do Circuito Agro que, segundo ele, é uma iniciativa de muito sucesso. “O Circuito Agro nos dá a possibilidade de trazer o produtor para ser imerso em uma cultura e hoje nós estamos em uma propriedade de produção de mirtilo. Estávamos numa expectativa grande para retornar e temos uma série de eventos programados até o final do ano”, ressaltou Schulter.
O Circuito Agro promove a capacitação e o desenvolvimento de produtores rurais e trabalhadores do campo, por meio de cursos, treinamentos e workshops em diversas áreas relacionadas ao setor agropecuário.
O gerente de divisão da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil, Giovanni Chaves, explicou que quando o produtor tem acesso ao crédito, conjugado com um projeto de assistência técnica, é muito mais fácil ele viabilizar esse projeto e obter a melhor rentabilidade na sua atividade. “Essa parceria entre o Banco do Brasil e o Senar é de fundamental importância para conciliar a assistência técnica com a democratização do crédito como forma de viabilizar todo esse desenvolvimento do agronegócio”, afirmou Giovanni.
O objetivo do programa Circuito de Treinamento Agro é oferecer aos participantes a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em temas como gestão rural, boas práticas agropecuárias, tecnologias aplicadas ao agronegócio, entre outros, de forma a aumentar a produtividade e a rentabilidade de suas atividades.
José Rodolfo Bezerra Torres, técnico de Campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-DF, disse que nesse Dia de Campo o objetivo principal foi transmitir aos produtores, principalmente àqueles que estão implementando mirtilo em suas propriedades, um pouco sobre o sistema de irrigação. Segundo ele, um bom manejo de irrigação pode fazer toda a diferença no negócio. “Esse é um dos insumos mais caros e a irrigação é responsável por expressar toda a produtividade e a eficiência dos adubos e da nutrição da planta, fazendo com que o mirtilo se desenvolva melhor e seja de grande importância economicamente para o produtor”, explicou.
Parceria com o Senar-DF faz a diferença na vida do produtor rural
A produtora rural Leandra Lima Soares Alvarenga, sócia proprietária da chácara Cerrado Blue, local onde foi realizado o Dia de Campo Circuito de Treinamento Agro, contou que plantou as primeiras mudas de mirtilo em janeiro de 2023, que está na segunda colheita e que o Senar-DF é fundamental no sucesso da propriedade. “O Senar-DF apareceu de uma forma bem bacana. Quando nós decidimos fazer esse negócio, eu vi a necessidade, não apenas de empreender, mas aprender. Hoje eu sou aluna do curso técnico de agronegócio e recebo Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na produção e na gestão do meu negócio”, explicou.
Sobre o Circuito Agro
O Circuito Agro é composto por uma série de eventos, realizados em diversas regiões do país, com a participação de especialistas e técnicos do SENAR e do Banco do Brasil, que compartilham conhecimento e experiências com os produtores rurais e trabalhadores do campo, interessados em aprimorar seus negócios.