Curso de operação de drone atrai interessados em conhecer as funcionalidades do equipamento

Curso de operação de drone atrai interessados em conhecer as funcionalidades do equipamento

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (SENAR-DF), realizou entre os dias 18 a 20 de março, no Parque Granja do Torto, o curso de Introdução e Operação de Drones Multirotores. O curso é indicado para quem quer iniciar no universo dos drones e aprender a manejar de forma correta, segura e dentro da legislação vigente. Os alunos do curso aprendem comandos de decolagem e pouso, como voar de forma correta, realizar manobras, registrar o drone nos órgãos competentes, entre outros aspectos de manuseio do equipamento.

Segundo o instrutor do SENAR-DF, José Carlos Pottier Monteiro Júnior, o curso é indicado para pessoas que desejam operar no meio rural, na parte operacional básica, e atende a diversas finalidades. “O produtor rural pode utilizar o drone para localizar falhas em plantações, o corretor de imóveis rurais pode utilizar para fazer imagens aéreas das propriedades, entre outros trabalhos do dia a dia”, explicou o instrutor, que ressaltou ainda que é um treinamento de caráter profissionalizante.

A aluna do curso de Agronomia da Universidade de Brasília (UnB), Isa Maria Mendonça Miranda, que também integra o Núcleo de Estudos para Atividades Aeroagrícolas (Neagri), grupo criado para dar continuidade aos debates do I Fórum de Aviação Agrícola do Planalto Central, disse que esse curso surgiu como uma oportunidade para os estudantes aprenderem, na teoria e na prática, o funcionamento de um drone.

“Isso é novo para a gente dentro da Universidade. Nós não temos nenhuma matéria que fale sobre esse tema. O curso chegou na hora certa, porque o Neagri é um núcleo novo e nós não tínhamos noção dos princípios do funcionamento de um drone. O professor nos passou as utilidades desse equipamento na área rural e isso foi muito importante”, afirmou Isa Maria.

O mobilizador do SENAR-DF, Edvan Severino de Oliveira, responsável por organizar as turmas para os cursos do SENAR-DF, disse que o produtor ou a comunidade rural que tiver interesse nesse ou em algum outro curso do SENAR-DF, pode entrar em contato no telefone: (61) 99111-2072 e solicitar os cursos do SENAR-DF. “Lembrando que as turmas precisam ter no mínimo dez pessoas para que possamos oferecer os treinamentos”, explicou Edvan.