Parceria entre Senar-DF e Senac fortalece produtores do Lago Oeste

Parceria entre Senar-DF e Senac fortalece produtores do Lago Oeste

O Superintendente do Senar-DF, Eduardo Schulter, e a equipe do Senar-DF, participaram nesta quinta-feira (25), do Programa Do Rural à Mesa, realizado na Associação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar (Astraf), no Lago Oeste. O Encontro reuniu produtores rurais e a equipe do Senac, além de alunos do curso de gastronomia da instituição, que proporcionaram um almoço preparado com alimentos de produtores que participam do programa.

O Programa Do Rural à Mesa é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que tem como proposta aproximar produtores e consumidores.

O superintendente do Senar-DF, Eduardo Schulter, agradeceu ao Senac e aos produtores da associação pela parceria e disse que, a partir de maio o Senar-DF vai assumir esse compromisso junto aos produtores com o objetivo de ampliar o programa e até mesmo incluir produtos da agroindústria. “É um projeto que o Senar toca há muitos anos em parceria com o Senac e que nós do Senar-DF vamos dar continuidade. Também vamos ampliar, de 11 produtores, que são atendidos atualmente, para 30 produtores. Com esse aumento de produtores rurais, a iniciativa vai proporcionar para o Senac um leque maior de alimentos e, quem sabe até, de produtos da agroindústria, onde o Senar-DF vem fazendo um trabalho muito forte com os produtores. O Senar-DF agradece essa parceria e espero que juntos tenhamos muito sucesso”, destacou Schulter.

Luana Frossard, coordenadora de Projetos da Assistência Técnica e Gerencial e coordenadora nacional do Projeto Do Rural à Mesa, explicou que essa parceria com o Senac garante a compra dos produtos dos agricultores, muitas vezes com valores acima do praticado no mercado. “O grande ganho dessa parceria é a comercialização dos produtos. Boa parte do que eles produzem é vendido para o Senac que é um comprador extremamente exigente, na qualidade e na oferta. Essa parceria fortaleceu muito a associação Astraf, incentivando eles a produzirem mais e melhor para atender o Senac.

Ela também ressaltou a importância do programa e explicou que agora o Senar-DF será o responsável pela ATeG junto aos produtores. “Até dezembro de 2023 a parceria era direto com o Senar Nacional, mas a partir de maio, o Senar-DF vai assumir essa parceria mantendo a qualidade desses produtos por meio da Assistência Técnica Gerencial”, ressaltou.

O Programa Do Rural à Mesa terá a duração de dois anos e o Senar-DF entra com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), garantindo a produção, enquanto o Senac faz a aquisição desses produtos, garantindo a comercialização.