Negócio Certo Rural

Negócio Certo Rural

Os pequenos produtores rurais do Distrito Federal, já mostraram suas competências na produção de alimentos. Agora precisam usar a mesma capacidade para tornarem eficientes na gestão da propriedade, no planejamento do seu negócio, na administração dos recursos financeiros, na definição de metas e na previsão dos resultados.

Diante deste cenário, a parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, resultou a criação do Programa Negócio Certo Rural – NCR. Assim, o programa possibilita o desenvolvimento de competências indispensáveis aos produtores rurais, tornando-o forte candidato ao empreendedorismo bem-sucedido, com redução significativa de riscos provenientes da má gestão da propriedade.

O Programa Negócio Certo Rural é uma capacitação de curta duração, em planejamento e administração de negócios para produtores rurais, suas famílias, jovens e trabalhadores do meio rural. O programa apresenta conteúdos básicos estruturados em seis etapas que ajudarão na melhoria de negócios já existentes ou na implantação de novos negócios na propriedade.

Durante os encontros, serão criadas condições para o desenvolvimento das seguintes competências:

  1. Conhecer os conceitos e ferramentas para elaboração de um plano de negócio, tendo como foco principal a gestão rural e o empreendedorismo, promovendo a melhoria da propriedade rural;
  2. Desenvolver atitudes que contribuam para uma mudança de postura frente ao planejamento e gestão da propriedade rural;
  3. Elaborar um plano de negócio, de acordo com a realidade da propriedade rural, que possa auxiliar o produtor rural na tomada de decisão.

 

O Programa tem carga horária total de 46 horas, sendo 40 horas em sala e 06 horas de consultoria, distribuídas da seguinte forma:

1º Encontro: Realizar o diagnóstico da propriedade rural (08 horas);
2º Encontro: Identificar ideias de negócio (08 horas);
3º Encontro: Descrever o negócio (08 horas);

 

Consultoria em sala: Avaliação da ideia de negócio (02 horas);

4º Encontro: Verificar a viabilidade do negócio (08 horas);
5º Encontro: Organizar e Administrar o negócio (08 horas);
Consultoria na propriedade: Gestão da propriedade (04 horas).