O Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS, realizou nesta terça-feira (30), o Seminário da Cadeia Produtiva da Fruticultura. Durante o encontro, que contou com a presença de mais de 70 participantes, foram tratados temas como a cultura do mirtilo e do abacate, a produção de mudas micropropagadas de variedades de bananas, sanidade das plantas e produtividade.
O presidente do Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS, Fernando Cezar Ribeiro, ressaltou a importância dessa iniciativa, que trouxe para o debate, culturas de alto valor agregado, como o mirtilo e o abacate, que podem trazer maior renda aos produtores e que estão adaptadas ao clima do Cerrado. “Tivemos presentes aqui, nomes importantes que deram um panorama geral da produção de mirtilo, abacate e banana. Quem participou desse seminário, com certeza pôde conhecer um pouco mais sobre essas culturas”, ressaltou o presidente Fernando Cezar Ribeiro.
CNA Fiagro
O evento também foi palco para o lançamento, aqui no DF, do Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro), que tem o objetivo de ampliar o portfólio de instrumentos de captação de recursos privados para o agronegócio. É um instrumento complementar a outras formas de financiamento, que os agentes do agronegócio, incluindo os produtores rurais, já podem tomar.
Programa Capacita Mais
A ação faz parte do Programa Capacita Mais, uma iniciativa do Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS, que tem como objetivo levar capacitação e conhecimento aos produtores rurais do Distrito Federal e Entorno. Essa foi a primeira de muitas ações que serão realizadas durante o ano de 2024, que irão tratar diversos temas importantes para o setor agropecuário.
A ação contou com a participação do superintendente do Senar-DF, Eduardo Schulter, que deu um panorama geral sobre o Senar e de como as pessoas podem ter acesso aos cursos e programas da entidade; do engenheiro agrônomo, especialista em fruticultura e professor da UNB, Osvaldo Kiyoshi Yamanishi, que falou sobre as culturas do mirtilo e do abacate; do engenheiro agrônomo e diretor técnico da CAMPO Biotecnologia Vegetal, Marcos de Matos Ramos, que falou sobre produção de mudas micropropagadas (com ênfase em mudas de bananas), além de sanidade e produtividade; do coordenador de Empreendedorismo e Negócios do Instituto CNA, Christiano Nascif, e do assessor da CNA, José Angelo Mazzillo Júnior, que falaram sobre o programa de financiamento Fiagro.
O Seminário da Cadeia Produtiva da Fruticultura teve o apoio da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), da Associação dos Engenheiros Agrônomos do DF (AEA-DF), do Instituto CNA e da empresa CAMPO Biotecnologia Vegetal.