O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (SENAR-DF) trouxe inovação para seus treinamentos. Agora, instrutores e participantes têm à disposição a ferramenta de realidade virtual, os óculos proporcionam imersão completa em 3D nos treinamento de piscicultura, manutenção de pulverizador autopropelido e queijaria artesanal. No curso de Produção Caseira de Derivados de Leite, realizado no Núcleo Rural Laje da Jibóia, em Ceilândia-DF, a tecnologia permitiu que os alunos visitassem virtualmente uma agroindústria de queijos artesanais.
Essa iniciativa é fruto da parceria com o Senar Administração Central, que disponibilizou os óculos de realidade virtual para enriquecer a experiência educacional. Vilton Francisco de Assis Júnior, assessor técnico do Senar, destaca que a tecnologia proporciona aos alunos uma conexão mais profunda com o ambiente produtivo. “Além do aprendizado teórico e prático, os óculos reforçam ainda mais o conhecimento”, afirmou.
Eduardo Schulter, superintendente do SENAR-DF, elogia a inovação, sendo uma valiosa adição ao conteúdo dos cursos. “A realidade virtual nos permite mostrar aos alunos todos os processos envolvidos na transformação do leite até o produto final. O recurso didático enriquece significativamente o material educativo”, enfatizou.
Os participantes também aprovaram a iniciativa. Walace Cauã Campos da Silva considerou a experiência excelente, destacando a oportunidade de conhecer processos de outras queijarias, complementando diretamente o conteúdo do curso. O participante acredita que a realidade virtual é uma ferramenta importante para aprofundar o conhecimento sobre os processos de uma queijaria.
Acesse aqui para explorar a visita virtual ou baixe o aplicativo Estante Virtual Senar, disponível nas lojas Play Store e Apple Store.