Na última quarta-feira (26), no auditório do Senar-DF, realizamos uma reunião para apresentar os resultados alcançados pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na cadeia de olericultura.
Durante o evento, foram compartilhadas informações de 25 produtores acompanhados ao longo de 24 meses. Os dados incluíram a quantidade de itens produzidos, indicadores das propriedades como margem bruta e líquida, lucro anual, aumento da área plantada, organização gerencial, melhorias técnicas, inovações tecnológicas e aumento da eficiência na gestão das propriedades.
Segundo Denilson Cícero, técnico de campo da ATeG do Senar-DF na cadeia de olericultura, o público presente pôde acompanhar a evolução nas propriedades proporcionada pela Assistência Técnica e Gerencial. “A ATeG é crucial para o produtor, pois, além da parte gerencial, ele evolui tecnicamente como agricultor. Identificamos nas visitas os pontos fortes e fracos das propriedades por meio do diagnóstico produtivo que realizamos. Esse processo causa uma melhoria significativa durante os atendimentos e mostra ao produtor que, muitas vezes, uma simples tecnologia pode gerar um grande impacto na produção”, explicou Denilson.
A gerente técnica do Senar-DF, Paola Magalhães, afirmou que a ATeG é um programa focado no planejamento, gestão e monitoramento de indicadores, elementos essenciais para o sucesso de cada cadeia produtiva. O principal desafio é assegurar a rentabilidade dos pequenos produtores, o que demanda uma comunicação eficaz e a comparação de resultados entre diferentes atividades.
“A reunião de apresentação dos resultados da cadeia de olericultura teve como objetivo apresentar, analisar e discutir os resultados dos produtores acompanhados ao longo de dois anos, com visitas mensais. Durante esse período, eles foram orientados na gestão dos dados de produção e na implementação de práticas técnicas”, ressaltou Paola.
Entre as principais conquistas da ATeG, destacam-se a compra coletiva, cursos especializados, inovações tecnológicas, dias de campo, além do aumento na produção e na renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos produtores.
Durante o encontro, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer outros serviços oferecidos pelo Senar-DF, como declarações acessórias obrigatórias aos produtores, contribuição previdenciária, eSocial, legislação e a importância da arrecadação.
Além dos técnicos da ATeG e dos produtores rurais, também estiveram presentes na ação o superintendente do Senar-DF, Eduardo Schulter, a gerente administrativa/financeira, Simone Elias, o coordenador da ATeG, Ademar Junior e toda a equipe do Senar-DF.