O Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS realizou, neste sábado (08), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal – SENAR-DF, a aula inaugural dos Cursos Técnicos de Agronegócio e Agropecuária do Polo Brasília. Com isso, amplia-se o acesso à educação profissional no estado. Na oportunidade, foi apresentada a equipe dos tutores da Rede e-Tec, que irão lecionar as disciplinas, além de uma apresentação sobre as perspectivas do agro e da atividade.
A Rede e-Tec tem como objetivo capacitar profissionais para o setor agropecuário por meio do ensino a distância, aliado a encontros presenciais. Essa abordagem permite que alunos de diversas regiões tenham acesso a uma formação de qualidade, alinhada às demandas do mercado.
““O curso técnico em Agronegócio já é oferecido há bastante tempo pela regional, assim como o curso técnico em Fruticultura. Neste primeiro semestre de 2025, disponibilizamos vagas para os cursos de Agronegócio e Agropecuária. A novidade agora é a inclusão do curso técnico em Agropecuária”, destacou o superintendente do Senar-DF, Eduardo Schulter.
Durante a aula inaugural, os novos alunos tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia dos cursos, os tutores, a estrutura dos polos e as atividades práticas, além de entenderem o impacto da qualificação profissional em suas carreiras. Também estiveram presentes os ex-alunos Hyago Oliveira da Silva e Pedro Henrique Borba Mendonça, que atuam na Regional como instrutores da Formação Profissional Rural – FPR e técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial – ATeG.
A gerente técnica Paola Pimentel informou que a procura pelos cursos foi significativa e ressaltou que a turma é composta por pessoas comprometidas, com grandes expectativas em relação ao mercado. “Daqui a dois anos, após 1.230 horas/aula, sendo 80% ministradas a distância e 20% de forma presencial, os alunos estarão preparados para orientar os produtores rurais. Esperamos que, ao final do curso, eles invistam em uma educação continuada, sempre buscando complementar seus conhecimentos. Vale destacar que esses futuros formandos do Programa da Rede e-Tec Brasil SENAR-DF, já terão garantido um lugar no mercado de trabalho dentro do nosso Sistema.”
Segundo o coordenador do Programa da Rede e-Tec SENAR-DF, Elenaldo Melo Oliveira, os alunos estão bastante entusiasmados com a oportunidade. “A expectativa da Regional é que esses novos alunos se dediquem ao máximo à aprendizagem, aproveitando a chance de realizar um curso de alta qualidade e totalmente gratuito. Existem dois perfis de alunos que buscam os cursos da Rede e-Tec: aqueles que não possuem graduação e desejam iniciar uma carreira no setor do agronegócio, e aqueles que já têm uma formação e buscam os cursos técnicos profissionalizantes para novas oportunidades no mercado de trabalho”, explicou.
A coordenadora pedagógica Jaira de Fátima Batista de Sousa também destacou que a maior parte das aulas ocorre à distância, mas há encontros presenciais durante os semestres, de acordo com o calendário definido pelos polos. As atividades a distância são mediadas por tutores no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do SENAR, enquanto as atividades presenciais acontecem no polo de apoio, em parceria com a Faculdade União Pioneira de Integração Social – UPIS e as saídas de campo nas propriedades assistidas pela Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, todas com supervisão e tutoria presencial.
Os alunos que ingressaram no programa também elogiaram a iniciativa, destacando que a oferta de cursos a distância será fundamental para sanar a falta de profissionais qualificados para gerir as propriedades rurais, uma demanda crescente no setor.