SENAR-DF e parceiros realizam curso de Capacitação Global G.A.P

SENAR-DF e parceiros realizam curso de Capacitação Global G.A.P

O Senar-DF foi palco de uma importante ação que envolveu diversos parceiros, com o objetivo de levar oportunidades aos produtores rurais do Distrito Federal. Foi realizado, entre os dias 2 e 4 de dezembro, a certificação GLOBAL G.A.P IFA GFS V6 Sistema Integrado de Garantia da Produção, Interpretação e Aplicação da Norma: Princípios e Critérios – Plantas F&V. GLOBAL G.A.P (Good Agricultural Practices) é um programa de certificação agrícola que transforma os requisitos do consumidor em exigências de boas práticas agrícolas, sendo a certificação agrícola mais usada no mundo.

Segundo a consultora para fins de certificação, Georgia Carvalho, responsável pelos três dias do curso, a GLOBAL G.A.P é uma norma de boas práticas agrícolas que é exigida dos produtores que tenham o objetivo de exportar frutas para vários mercados consumidores no mundo todo.

“É uma norma extremamente reconhecida como a norma base inicial de certificação de produções em propriedades rurais que tenham o intuito de exportar suas frutas”, explicou Georgia.

O superintendente do SENAR-DF, Eduardo Schulter, ressaltou que essa é uma iniciativa muito importante e que tem o objetivo de abrir novos mercados para os produtores do DF e Entorno, principalmente, aqueles que fazem parte da Rota da Fruticultura. “O SENAR-DF e a FAPE-DF, junto a alguns parceiros, têm atuado fortemente no desenvolvimento da cadeia produtiva da fruticultura e uma das ações principais é a nossa Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O GLOBAL G.A.P vem ao encontro disso, uma vez que, tanto o mercado americano quanto o europeu, para o qual o Brasil exporta muito, exige algum tipo de certificação como a da GLOBAL G.A.P. Então, a ideia é preparar esses produtores para que, num futuro próximo, eles possam estar bem estruturados, produzindo com qualidade e certificados para vender a sua produção para o exterior”, disse o superintendente do SENAR-DF, Eduardo Schulter.

Na quinta-feira (5), foi realizada uma visita a uma propriedade no DF para verificar a possibilidade de implantação da certificação GLOBAL G.A.P. No local, são produzidos mirtilo, uva e limão.

“O objetivo da visita é para que possamos analisar a situação atual e fazer um diagnóstico inicial dos produtores da região do Distrito Federal. Já estamos organizando um processo para iniciar a implantação, principalmente para produtores de mirtilo, que estão ligados diretamente aos órgãos parceiros que ofereceram esse treinamento”, destacou a consultora para fins de certificação, Georgia Carvalho.

A ação é uma parceria do Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICaTOS, Rota da Fruticultura, Associação dos Engenheiros Agrônomos e Clube de Engenharia de Brasília.