SENAR-DF forma primeira turma do curso Técnico em Agronegócio

SENAR-DF forma primeira turma do curso Técnico em Agronegócio

Após dois anos de conhecimento compartilhado, 11 alunos concluíram o primeiro curso Técnico em Agronegócio do SENAR no Distrito Federal, pelo Programa Rede e-Tec. A solenidade de Colação de Grau com a entrega dos diplomas aconteceu no dia 19 de maio, no evento AgroBrasília e contou com a presença do presidente do Sistema FAPE/SENAR-DF, Fernando Ribeiro, do superintendente do SENAR no DF, Everaldo Lima, da equipe pedagógica do curso, familiares e amigos dos formandos.

O curso oferece conhecimento técnico e proporciona visão ampla da cadeia produtiva do agronegócio, facilitando a inserção desses profissionais no mercado de trabalho. “O papel do SENAR é capacitar técnicos para atuarem na gestão das propriedades rurais, empresas comerciais e estabelecimentos agroindustriais, com eficiência e segurança, fazendo a diferença dentro das propriedades”, ressaltou o superintendente, Everaldo Lima.

Fábio Vieira, 49 anos é administrador e coronel do exército com experiência na área de gestão, inicialmente ele buscou conhecimento em agronegócio visando ajudar o seu sogro que é produtor de gado de corte. “Percebendo as dificuldades que o meu sogro enfrenta na gestão do negócio, resolvi me dedicar em estudar e me capacitar no agronegócio para ajudá-lo e também poder contribuir com outros produtores rurais da região”. O administrador conta que o curso permitiu o conhecimento na prática de algumas atividades agropecuárias, mostrando como os técnicos em agronegócio podem atuar nas propriedades rurais. “O conteúdo programático e a experiência dos instrutores do SENAR no campo, nos trouxe uma visão de toda cadeia produtiva”, declarou.

Quanto aos próximos projetos, Fábio pretende participar do curso de capacitação para instrutores do SENAR. “Minha expectativa e a de alguns colegas da turma é poder contribuir como um colaborador do SENAR na área de capacitação. Já participei de outros treinamentos da instituição, como, Inseminação artificial de bovinos, Curso de corte e processamento de ovinos e caprinos, e agora tenho interesse em me integrar ao quadro de instrutores desta excelente escola do campo, que eu admiro e tenho muito orgulho de ter feito parte de um grupo seleto de alunos”, concluiu.

De acordo com o superintendente, este ano será de ampliação da Rede e-Tec no Distrito Federal visando a formação de uma nova geração de empreendedores e profissionais altamente qualificados para o setor rural. “O próximo processo seletivo do curso Técnico em Agronegócio está previsto para o segundo semestre, com a oferta de mais vagas e a criação do 3º polo de ensino do Programa, na cidade de Brazlândia”, afirmou.

 

Fonte: Ascom SENAR-DF