Diretoria da Fape se reúne com presidente do DER-DF

Diretoria da Fape se reúne com presidente do DER-DF

Produtores rurais, juntamente com a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), reuniram-se, na tarde desta terça-feira (16), com o presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF), Fauzi Nacfur Junior, para tratar da situação das estradas rurais do Distrito Federal. O objetivo foi solicitar a pavimentação de vias importantes para o escoamento dos produtos agropecuários, a ampliação e reforma de pontes e a manutenção preventiva das estradas.

Durante o encontro, o presidente do DER-DF fez um levantamento dos serviços que estão em andamento e os que estão previstos e levantou a possibilidade de parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na manutenção das estradas. Ele também ressaltou a importância de os produtores levarem suas demandas ao órgão, porque isso ajuda a definir onde serão investidos os recursos prioritariamente.

“É muito importante esse relacionamento da área rural com o nosso Governo. Sabemos a importância do setor e temos uma preocupação muito grande, porque o DF ainda tem uma grande quilometragem de estradas não pavimentadas que causam prejuízos ao agricultor. Quando a Federação da Agricultura traz o produtor aqui, para colocar o seu problema, isso nos dá condições de priorizar o que a gente vai fazer primeiro, porque sabemos que não temos recurso para tudo”, explicou Fauzi Nacfur Junior.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), Fernando Cezar Ribeiro, que esteve presente na reunião, destacou que é fundamental os produtores rurais terem boas estradas para escoar a safra. Disse também, que durante a reunião, foi possível verificar o planejamento do DER-DF para as estradas rurais e que a possibilidade de parceria com a Codevasf pode viabilizar muitos projetos de infraestrutura para o setor.

“Tivemos a oportunidade de verificar qual o planejamento de infraestrutura do DER-DF para esse e para os próximos anos na região rural. Tivemos boas surpresas, pois algumas estradas estão sendo construídas e pavimentadas e alguns projetos que são do nosso interesse, como a DF 100 e a DF 270, estão prontos, apenas aguardando recursos”, afirmou o presidente da Fape-DF, Fernando Cezar Ribeiro.

O diretor administrativo da Fape-DF, Luiz Gonzaga Rodrigues Lopes, lembrou da importância do setor apresentar os projetos prioritários para que o órgão direcione os investimentos. Luiz Gonzaga, que já foi presidente do DER-DF, explicou que os recursos não são tão bem definidos e que se não houver projeto, dificilmente haverá obra.

“O presidente Fauzi frisou que, para viabilizar os recursos, tem que ter o projeto e isso precisa ser feito próximo a liberação dos recursos. Às vezes você tem a disponibilidade do recurso mas se não houver projeto, não haverá obra e o recurso é transferido para o orçamento do ano seguinte e acaba se perdendo”, explicou Luiz Gonzaga.

Também estiveram presentes na reunião, o 1º vice-presidente da Fape-DF, Rogério Tokarski; o 2° vice-presidente, Alexandre Cenci; o 3° vice-presidente, José Guilherme Brenner; o diretor de Relações Sindicais, Rodrigo Hermeto Corrêa Dolabella; os conselheiros, José Brilhante Neto e Carlos Alberto Leite Coutinho; além de produtores rurais e lideranças do setor agropecuário do DF.