Parceria busca levar capacitação para quem deseja trabalhar com equídeos

Parceria busca levar capacitação para quem deseja trabalhar com equídeos

O Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS assinou um protocolo de intenções com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Manga Larga Marchador (ABCCMM), com o objetivo de trazer ao Parque da Granja do Torto, o Programa de Formação por Competência. O treinamento será oferecido pelo SENAR-DF, em parceria com a Associação que já realiza essa parceria com o SENAR-MG.

O presidente do Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS, Fernando Cezar Ribeiro, explicou que essa parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador vai propiciar ao DF uma formação e a capacitação de profissionais que a região necessita. Segundo ele, esse é um dos grandes gargalos na criação e na comercialização de carvalhos da raça Mangalarga. “Nós temos um lugar maravilhoso que é a Granja do Torto, com instalações maravilhosas. Vamos unir a expertise do SENAR-DF na área de capacitação, juntamente com toda a expertise do Mangalarga Marchador, no sentido de oferecer um curso que vai ser um diferencial para o profissional que queira se dedicar ao Mangalarga Marchador. Esse é o diferencial do SENAR-DF, capacitar e fazer a formação profissional do homem do campo”, destacou Fernando.

Frederico Lanna, responsável pela secretaria dos núcleos da ABCCMM, explicou que o treinamento visa atender uma demanda crescente por mão de obra qualificada e especializada na raça. O curso é dividido em módulos como inteligência emocional, gestão básica, tratador, domador de equídeos, ferrador, apresentador, tanto no cabresto quanto na cela, até chegar no módulo de gerente de haras, que, segundo ele, este último é um profissional onde os criadores buscam pessoas que se identifiquem com a raça. “Nós entendemos que a posição do gerente também é de multiplicador da cultura equestre que a gente tanto preza dentro do Mangalarga Marchador”, explicou.

Segundo Saulo Ribeiro Lopes, criador e diretor de eventos da Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Brasília, a raça é muito forte no Distrito Federal, uma das quatro maiores forças de criação de Mangalarga do Brasil, e que essa parceria com o SENAR-DF veio em boa hora. “A demanda maior de todos os criadores é a formação de mão de obra qualificada para trabalhar com Mangalarga Marchador. Em regra, a raça é criada como um hobby e os grandes proprietários precisam de mão de obra para que ele possa ter um conforto maior com a sua criação, que não demande tanto tempo do próprio proprietário e que lhe possa trazer bons resultados. O curso está chegando em boa hora e o número de criadores só aumenta no DF e a procura pela mão de obra também”, ressaltou.

Para o presidente do Sindicato dos Criadores de Bovinos, Bubalinos e Equídeos do Distrito Federal (SCDF), Fernando Gonçalves Costa, a formação de mão de obra será fundamental para que o setor evolua ainda mais e gere mais renda e emprego no campo, disponibilizando profissionais de ponta. “Essa capacitação vai treinar até mesmo para a as apresentações de alto nível em pista nas exposições agropecuárias”, lembrou.