SENAR-DF promove curso de Sistema Plantio Direto para estudantes de Agronomia do ICESP

SENAR-DF promove curso de Sistema Plantio Direto para estudantes de Agronomia do ICESP

Alunos do 9º semestre do curso de Agronomia da Faculdade ICESP, em Águas Claras receberam até no dia 9 de junho, treinamento sobre Sistema Plantio Direto (SPD) do Projeto ABC Cerrado. O encerramento do curso foi na Fazenda Maringá, em Cristalina (GO), referência em tecnologias de precisão para conservação do solo. Através da visita técnica, os participantes conheceram a história da Maringá e seu projeto chamado “boi irrigado” da “Fazenda de Precisão”, além dos tipos de plantas de cobertura, maquinários utilizados no plantio direto e as culturas trabalhadas na propriedade: Soja, milho, trigo, frutas (uva Niágara de mesa, caqui e tangerina).

O curso SPD foi ministrado pelo instrutor do SENAR-DF, Ronaldo Trecenti, especialista nas tecnologias da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). Com participação de 22 universitários e duração de 56h, a atividade incluiu aulas teóricas sobre princípios, fundamentos e práticas para adoção e manutenção do Sistema Plantio Direto, além de 8h de visita de campo, complementando a grade curricular da graduação.

“O objetivo do curso é capacitar os estudantes, futuros multiplicadores das tecnologias da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono para que possam orientar e assistir os produtores rurais na adoção e melhoria da qualidade do SPD”, explicou Trecenti.

A parceria entre as instituições SENAR-DF e ICESP iniciou no ano passado, por meio da aproximação do coordenador do curso de Agronomia, Marcelo Marinho com o instrutor Ronaldo Trecenti. “Foi a melhor parceria na área de ensino e treinamento que a nossa Graduação teve em oito anos de existência, a capacitação foi excelente, o material é atualizado e o ministrante é simplesmente referência nacional nas tecnologias ABC”, elogiou o coordenador.

O produtor Leandro Sato foi um excelente anfitrião, para ele a troca de experiências durante a visita foi muito gratificante. “Espero que a visita tenha contribuído também para a experiência dos alunos e que eles aproveitem esse conhecimento de forma produtiva”. O engenheiro agrônomo ressaltou ainda, que, como produtor se sente na obrigação de sempre receber em sua propriedade, estudantes, pesquisadores e profissionais de ciências agrícolas, “a Fazenda Maringá estará sempre de portas abertas para essas iniciativas”.

Para Yasmin Garcia, a capacitação trouxe uma nova visão sobre o plantio direto. “O sistema é mais complexo do que eu imaginava, mas agora me sinto preparada para compartilhar o conhecimento e ajudar os produtores que conheço e trabalho, pois a maioria também não tem uma visão ampla e exata do que realmente é um sistema de plantio direto, empregando muitas vezes, métodos e manejo errados”, declarou.

“O treinamento me surpreendeu, muita dedicação e profissionalismo, mostrou mais do que eu esperava”, destaca o aluno Pedro Henrique Valentim. O estudante afirma que já busca oportunidades de trabalho na área do SPD. “Plantio direto é de grande importância para o agronegócio e o mundo, é a área que quero seguir e conquistar para minha carreira”.

Por fim, Sato deixou uma mensagem para os futuros agrônomos: “O mercado de trabalho para Agronomia é promissor e tem capacidade para absorver mais profissionais, desde que sejam interessados e tenham vontade de pensar em alternativas que ajudem a nossa atividade crescer”.

Sistema de Plantio Direto (SPD) é um sistema de manejo do solo, onde a palha e os demais restos culturais são deixados na superfície do solo protegendo-o do sol e da chuva. A técnica evita erosões e garante economia e sustentabilidade com a fixação do carbono no solo. No SPD, as operações de preparo do solo (aragem e gradagem) são eliminadas do processo de produção, mantendo assim a palhada intacta sobre o solo antes e depois do plantio. Outro princípio do Plantio Direto é a utilização da rotação de culturas, técnica mais adequada para conter as agressões ambientais realizadas pela agricultura.

 

Fonte: Ascom SENAR-DF