O acordo de cooperação técnica foi assinado na cerimônia de inauguração do estande do sistema na Agrobrasília
Nesta quarta-feira (16) o sistema FAPE/SENAR-DF assinou um termo de cooperação técnica com a Receita Federal para oficializar a criação de um posto de atendimento da Receita na sede da Federação. Assinaram o termo, o presidente da Federação e do SENAR no DF, Fernando Cezar Ribeiro e a delegada da Receita Federal em Brasília, auditora-fiscal Bárbara Cristina Costa de Oliveira.
Fruto de uma aproximação entre as entidades, o convênio vai facilitar o acesso para os produtores rurais receberem o serviço de orientação de contribuintes, recepção e triagem de documentos, bem como o protocolo por meio das plataformas fornecidas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), como por exemplo, o e-CAC.
A delegada auditora-fiscal, Bárbara Oliveira disse que a RFB vem expandindo os canais de atendimento para a sociedade pela internet e por meio de convênios, visando à descentralização de acesso aos serviços realizados no Centro de Atendimento ao Contribuinte da DRF/BSB. “Esse será mais um ponto alternativo de serviços, orientações e palestras com o intuito de facilitar a vida desses produtores e contribuir para o atendimento conclusivo da Receita Federal”, explicou.
De acordo com Everaldo Lima, superintendente do SENAR-DF, o projeto viabiliza aos produtores um atendimento exclusivo e personalizado proporcionando maior comodidade e celeridade. “Agora os produtores rurais poderão resolver suas demandas com o órgão na sede da FAPE-DF de forma mais rápida, reduzindo tempo gasto com novos deslocamentos e espera para atendimento”, declarou.
Para o presidente do sistema, Fernando Ribeiro, a relação entre a Federação, sindicatos e os produtores é fortalecida de forma proporcional à qualidade e quantidade de benefícios oferecidos. “Uma relação cada vez mais positiva solidifica a compreensão dos produtores quanto à relevância da FAPE-DF e do SENAR-DF, capazes de proporcionar mais serviços ao meio rural” frisou.
Serão oferecidos no novo posto de atendimento os seguintes serviços:
· Certidão Negativa de Débitos (CND);
· Retificação de DARF (Redarf);
· Procuração RFB;
· Inscrição, alteração e baixa no CNPJ;
· Retificação da Guia de Previdência Social (GPS);
· Recepção de requerimentos para a PGFN;
· Certidão de Obras – Construção Civil; e
· Abertura de processos.
Fonte: Ascom SENAR-DF