Programa Mulheres em Campo é apresentado no I Fórum das Mulheres do Agronegócio e do Cooperativismo

Programa Mulheres em Campo é apresentado no I Fórum das Mulheres do Agronegócio e do Cooperativismo

Cerca de 100 mulheres participaram do I Fórum das Mulheres do Agronegócio e do Cooperativismo. O evento aconteceu na sexta-feira (18) durante a 11ª edição da AgroBrasília, com o auditório lotado o fórum mostrou a força feminina nos setores.

Palestrante e fundadora do portal AgroMulher, Vanessa Sabione comenta que a mulher sempre esteve presente no “Agro”, mas antes ela atuava de forma oculta, muitas vezes como ajudante do seu parceiro. Ela ainda ressalta, que a cada três gestores rurais, um deles é mulher. “Hoje, as mulheres estão contribuindo ativamente para o PIB do agronegócio brasileiro, por isso, ela tem que sempre buscar conhecimento, aprender a utilizar as plataformas digitais, se empoderar para saber se posicionar diante dos problemas”, frisou.

A programação contou com três palestras e o debate final sobre os temas abordados. Na oportunidade, a instrutora do SENAR-DF, Juliana Souza apresentou o tema “A transformação do campo nas mãos femininas” e divulgou o Programa Mulheres em Campo, explicando às participantes o objetivo da capacitação e a metodologia do curso, que é dividido em cinco módulos com carga horária de 40 horas.

Além de instrutora, Juliana também é produtora rural, ela declara que depois de participar do Programa, conseguiu tornar o seu negócio mais profissional e rentável. “Hoje minha principal fonte de renda é como produtora rural”.

A produtora de leite e uma das organizadoras do Fórum, Sônia Bonato, disse que vendia seu produto na vizinhança, de porta em porta. “Com a capacitação do SENAR aprendi estratégias de planejamento e consegui desenvolver minha produção e comercialização”, reforçou.

Mulheres em Campo

O Programa Mulheres em Campo é desenvolvido pelo Sistema CNA/SENAR, direcionado a produtoras rurais ou potenciais produtoras. No Distrito Federal, o Programa começou em 2015, até o ano passado foram capacitadas 125 mulheres. Com o propósito de desenvolver o empreendedorismo das mulheres na gestão dos negócios, a capacitação é oferecida no formato presencial, uma vez por semana, com carga horária de 40 horas e dividida em cinco módulos (Empreendedorismo, Gestão Financeira, Elaboração do Plano de Negócio, Legislação e Liderança).

 

Fonte: Ascom SENAR-DF