Formação profissional, instrutores e cursos

Formação profissional, instrutores e cursos

Formação Profissional

A Formação Profissional Rural – FPR é um processo educativo, sistematizado, que se integra aos diferentes níveis e modalidades da educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, objetivando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a vida produtiva e social, atendendo às necessidades de efetiva qualificação para o trabalho com perspectiva de elevação da condição socioprofissional do indivíduo.

A Formação Profissional Rural é um processo educativo e democrático, que considera o mundo em permanente processo de mudança. Vincula-se diretamente ao mundo do trabalho e está associada à informação e à orientação profissional, centrada em ocupações reconhecidas no mercado de trabalho rural para a definição das ofertas educativas a serem adequadas ao nível tecnológico dessas ocupações.

A FPR assume identidade e características próprias, objetivos profissionalizantes e conteúdos ocupacionais centrados no processo de trabalho, resultando em ganhos e aumento de produtividade para o produtor e trabalhador rural. São trabalhadas diversas ocupações, agrupadas por linhas de ação, que são:

Agricultura Orgânica
Cultivo da Mandioca
Cultivo de Plantas Medicinais e Aromáticas
Cultivo Protegido em Flores
Floricultura
Fruticultura Básica
Olericultura Básica
Viveirista

Beneficiamento Primário de Plantas Medicinais e Aromáticas
Beneficiamento, Conservação e Transformação do Pescado
Cortes Especiais de Bovinos e Suínos
Cortes Especiais em Ovinos
Cortes Especiais em Suínos
Curtimento de Couros e Peles
Fabricação Caseira de Embutidos e Defumados
Fabricação Caseira de Produtos de Higiene e Limpeza
Fabricação de Farinha de Mandioca
Produção Caseira de Derivados do Leite – Parte I
Produção Caseira de Derivados do Leite – Parte II
Produção Caseira de Derivados do Leite – Queijos Finos
Produção Caseira de Pães e Biscoitos – Parte I
Produção Caseira de Pães e Biscoitos – Parte II
Produção Caseira de Tortas e Bolos
Produção e Conservação de Alimentos
Transformação Caseira de Frutos Nativos do Cerrado

Piscicultura

Administração Rural
Administração Rural – Inteligência Emocional no Trabalho
Administrar
Associativismo / Cooperativismo
Empreendedorismo Rural
Gerenciamento de Propriedades Rurais
Inclusão Digital Rural
Iniciação à Informática
Manejo e Aplicação de Defensivos Agrícolas
Operação e Manutenção de Colheitadeiras Automotrizes
Orientação para Utilização de GPS
Orientação para Utilização de GPS – Máquinas Agrícolas
Sistemas de Irrigação por Gotejamento
Tratorista Agrícola
Tratorista Agrícola – Implementos Agrícolas

Florestamento e Práticas Ambientais

Instrutores

São diversos os agentes que atuam no processo de planejamento, operacionalização e avaliação da ação educativa do SENAR, dentre eles o Superintendente, a Equipe Técnicas, os Supervisores, os Instrutores e os Mobilizadores. Cada um com importantes e específicas funções, que se complementam para atender às necessidades do público do SENAR com qualidade.

O agente “Instrutor” é o mediador do conhecimento e da prática profissional junto aos participantes dos eventos. São profissionais multidisciplinares, como agrônomos, veterinários, zootecnistas, técnicos agrícolas, artesãos, profissionais da saúde e outros, que são selecionados e passam por um processo de cadastramento, formação e supervisão.

Os Instrutores do SENAR são selecionados no mercado de trabalho a partir da análise curricular e/ou vivência da área técnica, compatíveis com o conteúdo da ocupação/atividade que irão desenvolver. Os selecionados são capacitados na Metodologia da Formação Profissional Rural e da Promoção Social, e para que sejam habilitados, devem se enquadrar como Pessoas Jurídicas para ministrar cursos, treinamentos, oficinas e/ou palestras nas áreas relativas à atuação do SENAR.

A habilitação será realizada para as ações e atividades a serem desenvolvidas, de acordo com as demandas e necessidades do mercado de trabalho rural e da população do meio rural.

A prestação dos serviços de Instrutoria ocorrerá em todo o Distrito Federal, de acordo com a necessidade e demanda pelas ações de Formação Profissional Rural, atividades de Promoção Social e Programas Especiais.

A seleção de candidatos à Instrutoria seguirá as seguintes etapas:

  1. Seleção de currículo: os currículos serão recebidos e avaliados pelas coordenadorias de FPR (Formação Profissional Rural), de PS (Promoção Social) e de PE (Programas Especiais) de acordo com as necessidades e exigências do SENAR e conforme as demandas do mercado de trabalho rural;
  2. Testes e dinâmicas: o candidato será avaliado por meio de uma “aula” demonstrativa da área que almeja atuar;
  3. Capacitação Metodológica: o candidato selecionado nas fases anteriores participará da Capacitação Metodológica realizada pela Assessoria Pedagógica do SENAR;
  4. Acompanhamento de treinamentos: após aprovação na Capacitação Metodológica, o candidato terá que acompanhar um treinamento/curso, integralmente, de outro instrutor, indicado pelo SENAR (preferencialmente na área desejada);
  5. Supervisão: O primeiro ou o segundo evento ministrado pelo novo instrutor será supervisionado por um técnico do SENAR.