Na busca em atender os produtores rurais de Brazlândia, região afetada pela crise hídrica, SENAR-DF busca parceria local

Na busca em atender os produtores rurais de Brazlândia, região afetada pela crise hídrica, SENAR-DF busca parceria local

Com base no programa Hortmais do Paraná, SENAR-DF visita a empresa Hortibraz, localizada em Brazlândia, na intenção de fechar parceria na implantação do projeto Hortfruit Brasília.

Foto: SENAR-DF

O projeto Hortfruit Brasília, que tem como base a crise hídrica do país e foco no melhor uso da água, busca capacitar os produtores rurais de todas as regiões do DF e entorno, possibilitando qualificação de horticultores com o objetivo de disseminar informações técnicas para que o produtor rural possa produzir com maior qualidade e sustentabilidade.

Inicialmente, o projeto tem como idealização a construção de uma unidade demonstrativa de capacitação em horticultura convencional, localizada em Brazlândia-DF, levando capacitações para aproximadamente dois mil produtores rurais. A partir dos resultados da primeira unidade, projeta-se a expansão da unidade para outros Núcleos Rurais do DF, abrangendo além da horticultura convencional, a Agricultura Orgânica, Floricultura e Fruticultura. Espera-se capacitar o produtor para o empreendedorismo sustentável e lucrativo, disseminar novas tecnologias, elevar sua renda e produtividade no setor agropecuário.

Com o objetivo de capacitar os produtores em treinamentos que garanta a inovação em novas tecnologias, todas acompanhadas dos custos de produção, sendo os temas: Montagem de Estufa, Cultivo Semi-hidropônico; Cultivo protegido (tomate e morango); Irrigação localizada; Nutrição de plantas; Fertirrigação; Qualidade de água; Controle de Pragas e Doenças e Aproveitamento de água em tanque de ferro, solo e cimento.

“Ampliando parcerias com foco na sustentabilidade do programa, a meta do projeto é instalar 10 (dez) unidades demonstrativas em todo o DF, onde o produtor terá a chance de se instruir nos temas antes de fazer quaisquer investimentos na tecnologia”, esclarece Everaldo Firmino, Superintendente do SENAR-DF.